Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de abril de 2019
Durante a abertura do 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou o esforço do governo para colocar em dia as pendências financeiras com hospitais, municípios e fornecedores de medicamentos. Ao participar nesta segunda-feira (22), do evento em Bento Gonçalves, a secretária falou das ações que o Estado vem desenvolvendo no setor, principalmente no que diz respeito à modernização da gestão pública em saúde.
“Estamos regularizando o pagamento do passivo devido pelo Estado do Rio Grande do Sul com os hospitais. A partir da competência março, não temos mais pendências com hospitais”, anunciou dizendo que nesta semana, acontecerá o pagamento dos incentivos referente a fevereiro. “São R$ 41 milhões para os municípios gaúchos”, disse.
O evento iniciou hoje e segue até a próxima quinta-feira (25) com o objetivo de reunir os secretários municipais de todo o Estado e debater estratégias de gestão pública no setor, como financiamento público e regulação dos serviços de saúde, vigilância em saúde, o uso das novas tecnologias e perspectivas para a próxima década do Sistema Único de Saúde.
Gestores de saúde dos municípios gaúchos também terão a oportunidade de mostrar exemplos de sucesso de trabalhos realizados em seus territórios na Mostra de Experiências Exitosas.