Quarta-feira, 23 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 21 de setembro de 2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em Nova York (EUA) nesta terça-feira (22), segundo o embaixador americano na ONU, Mike Waltz.
Ele afirmou que a reunião ocorrerá durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, porém não deu detalhes sobre o que Trump e Delcy irão discutir. “O presidente oferecerá uma recepção aos líderes da Assembleia Geral da ONU. Lá, ele participará de uma reunião informal com a presidente interina da Venezuela, Rodríguez”, disse.
Este será o primeiro encontro presencial entre os dois líderes desde que Washington depôs o ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro em janeiro.
A delegação venezuelana liderada pela presidente interina Delcy Rodríguez planeja discutir questões relacionadas à energia, à dívida e à mineração com representantes dos Estados Unidos, informaram duas fontes que acompanham os preparativos.
A expectativa é que as negociações resultem na assinatura de acordos que integram os planos do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconstrução dos principais setores da economia do país sul-americano, segundo as fontes.
Rodríguez chegou a Nova York na madrugada dessa segunda-feira com sua equipe. Esta foi sua primeira viagem aos EUA após assumir o cargo de presidente interina da Venezuela em janeiro, sob supervisão de Washington, depois da captura do então presidente Nicolás Maduro pelas forças norte-americanas.
O principal diplomata dos EUA na Venezuela, John Barrett, a recebeu no aeroporto, informou a TV estatal venezuelana.
Ministros e autoridades venezuelanas de alto escalão vêm avançando nas negociações há meses que antecederam a viagem de Rodríguez a Nova York, onde ela deve se encontrar com Trump, na terça-feira. Nesta segunda-feira, Rodríguez tinha agendado um encontro com o secretário-geral da ONU, António Guterres, de acordo com a agenda dele.
O encontro planejado entre Trump e Rodríguez – que foi vice-presidente da Venezuela no governo de Maduro – ocorrerá à margem de uma recepção oferecida pelo presidente dos EUA, informou o embaixador dos EUA na ONU, Mike Waltz, durante recente coletiva de imprensa por teleconferência.
Os ministérios das Relações Exteriores e da Informação da Venezuela não responderam imediatamente a pedidos de comentários.
Alguns prédios de propriedade da Venezuela em Nova York, incluindo um consulado e o escritório da missão do país na ONU, foram recentemente reformados, segundo reportagens.
A ministra do Petróleo, Paula Henao, o ministro de Mineração, Héctor Silva, e altos funcionários da petrolífera estatal PDVSA participaram neste mês de uma conferência de energia do G20 em Houston, onde foi assinado um memorando de entendimento com a produtora de petróleo norte-americana Continental Resources para uma área na principal região produtora da Venezuela, o Cinturão do Orinoco.
Também foi assinado um contrato separado concedendo à empresa de investimentos norte-americana Heeney Capital direitos operacionais e de exportação para uma mina de ouro. Outro acordo preliminar vem sendo negociado há meses com a gigante energética norte-americana ExxonMobil, o que poderia, em última instância, levar ao seu retorno aos campos petrolíferos da Venezuela, disseram fontes neste mês.
Por sua vez, o Banco Interamericano de Desenvolvimento está elaborando um plano de atuação de dois anos para a Venezuela, focado em parte em eletricidade e proteção social, disse à Reuters nessa segunda-feira seu presidente, Ilan Goldfajn. A iniciativa inclui missões para examinar a estrutura macroeconômica e os dados do país, assim como para estimar as necessidades de investimento em diferentes setores. As informações são da agência de notícias Reuters.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!