Quarta-feira, 30 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Em julho, roubos de veículos caem ao menor número já registrado no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Foram 324 ocorrências, o mais baixo total para o período de um mês desde que teve início a contabilização desse tipo de crime.

Foto: Grégori Bertó/SSP
Foram 324 ocorrências, o mais baixo total para o período de um mês desde que teve início a contabilização desse tipo de crime. (Foto: Grégori Bertó/SSP)

O número de roubos de veículos no Rio Grande do Sul baixou para o menor número já registrado no Estado. Em julho, foram 324 ocorrências, o mais baixo total para o período de um mês desde que teve início a contabilização desse tipo de crime, em janeiro de 2002. Os dados integram os indicadores de criminalidade, divulgados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) nesta sexta-feira (13).

Na comparação com julho de 2020, que teve 636 roubos de veículo, o total de julho de 2021 equivale à redução de 49,1% e também é o menor total da série histórica do sétimo mês do calendário. O acumulado desde janeiro também registrou queda, de 45%, passando de 5.503 casos no ano passado para 3.028 neste ano – quase 2,5 mil registros a menos.

Esse impacto se evidencia nos números de roubos de veículos em Porto Alegre. Em julho, houve 118 casos, uma queda de 59,5% frente aos 291 registros do mesmo mês no ano passado. Dessa forma, só a Capital foi responsável por 173 das 312 ocorrências a menos em todo o Estado, mais da metade.

Na soma de janeiro a julho, Porto Alegre também teve diminuição nos roubos de veículos. Foram 2.332 no período em 2020 contra 1.190 deste o início deste ano, uma queda de 49%. Tanto no mês quanto no acumulado, o dado atual é o menor da série histórica.

Roubo a transporte coletivo

Outro indicador que reflete as medidas de prevenção e combate aos crimes relacionados à circulação urbana é o roubo a transporte coletivo, que teve uma redução acima da metade em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O número de ocorrências envolvendo passageiros e motoristas de ônibus e lotações caiu 52,2%, de 180 casos para 86, o menor total da série histórica.

Crimes contra a vida 

Os indicadores criminais de julho também confirmaram a tendência verificada ao longo dos últimos dois anos no índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI) – soma de homicídios, latrocínios e feminicídios. O conjunto desses crimes contra a vida, tanto na leitura isolada do mês quanto no cenário acumulado desde janeiro, permanece no menor nível da série histórica, iniciada em 2012, quanto o Estado passou a ter contabilização individual nesses três delitos.

Em julho, foram registrados 138 CLVIs no Rio Grande do Sul, marca 6,8% menor que os 148 do mesmo mês no ano passado. Já no período de sete meses desde janeiro, a baixa foi de 16,7%, passando de 1.219 para 1.016 crimes contra a vida, 203 a menos.

No principal crime contra a vida, o Estado chegou ao nono mês consecutivo de queda. Em julho, o número de vítimas de assassinatos caiu de 140, em 2020, para 123, neste ano, uma retração de 12,1% e o menor total desde 2006. Frente ao pico da série histórica, em 2016, quando o sétimo mês do calendário teve 247 óbitos, o total atual representa uma diminuição de 50,2%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Anvisa pede à Pfizer informações sobre estudos de terceira dose da vacina
Empresário Roberto Argenta promove o avanço da produção de azeite de oliva na região da Quarta Colônia de Imigração do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/em-julho-roubos-de-veiculos-caem-ao-menor-numero-ja-registrado-no-rio-grande-do-sul/ Em julho, roubos de veículos caem ao menor número já registrado no Rio Grande do Sul 2021-08-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar