Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Em mais de 100 cidades, candidatos têm votos suficientes para serem eleitos, mas esperam decisão da Justiça

Compartilhe esta notícia:

Agora a justiça americana deixará de atribuir a ele sete acusações de lavagem de capitais e só manteve uma. (Foto: Reprodução)

Em 102 cidades do Brasil, os candidatos à prefeitura atingiram a maioria dos votos, mas ainda não podem ser declarados vitoriosos. Isso porque eles tiveram o registro indeferido e aguardam uma decisão da Justiça Eleitoral. Um terço dos casos ocorreu em São Paulo. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), referentes à eleição deste domingo (15).

Veja as cidades com situação indefinida:

– São Paulo: Angatuba, Anhembi, Apiaí, Cajati, Fernando Prestes, Guaíra, Itaoca, Leme, Luís Antônio, Mendonça, Mineiros do Tietê, Panorama, Piacatu, Pinhalzinho, Piraju, Reginópolis, Salmourão, Santo Antônio do Jardim, Sete Barras, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Trabiju, Uchoa e Vargem.

– Santa Catarina: Anita Garibaldi e Petrolândia.

– Rio Grande do Sul: Capão da Canoa, Pinheiro Machado, Putinga, Santa Bárbara do Sul e Tiradentes do Sul.

– Rio Grande do Norte: Guamaré e Santana do Seridó.

– Rio de Janeiro: Carapebus, Duque de Caxias, Magé, Paraíba do Sul, Silva Jardim, Varre-sai, Volta Redonda.

– Paraná: Agudos do Sul, Barra do Jacareí, Castro, Guamiranga, Jaguariaíva, Laranjal, Munhoz de Melo, Nova Prata do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais.

– Piauí: Murici dos Portelas e São Miguel da Baixa Grande.

– Pernambuco: Capoeiras, Ilhas de Itamaracá, Palmares, Palmeirina, Pesqueira e Tuparetama.

– Paraíba:

– Cachoeira dos Índios, Gado Bravo e Princesa Isabel.

– Pará: Belterra, Breves, Colares, Goianésia do Pará, Juruti e Santo Antônio do Tauá e Tomé-Açu.

– Mato Grosso: Torixoréu.

– Mato Grosso do Sul: Angélica, Bandeirantes, Paranhos e Sidrolândia.

– Minas Gerais: Antônio Carlos, Campestre, Ibertioga, Itabira, Japaraíba, Lamim, Mariana, Pedra do Anta, São Gonçalo da Sapucaí e Virginópolis.

– Maranhão: Bacuri, Lago do Junco e Paulino Neves.

– Goiás: Iporá e Pirenópolis.

– Espírito Santo: Boa Esperança.

– Ceará: Juazeiro do Norte, Missão Velha, Pedra Branca, Senador Sá.

– Bahia: Brejolândia, Firmino Alves, Santa Cruz Cabrália e Uruçuca.

– Amapá: Porto Grande.

– Amazonas: Santa Isabel do Rio Negro.

– Alagoas: Arapiaca e Campo Grande.

Sem votos válidos

Em dois municípios brasileiros, a situação das prefeituras está indefinida porque nenhum dos candidatos apresentou votos válidos nas eleições de domingo (15), segundo levantamento do portal G1 junto aos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Anhembi (SP) e Santo Antônio do Tauá (PA), os candidatos que disputavam as prefeituras tiveram as candidaturas indeferidas e as votações anuladas sub-judice.

Em Anhembi, os três candidatos tiveram candidaturas indeferidas: o atual prefeito Miguel Machado (PSDB), por conta da Lei da Ficha Limpa; e Rafaela (MDB) e Rogerião (Cidadania), pelo indeferimento de seus respectivos partidos. Os três candidatos entraram com recurso e aguardam julgamento.

A cidade teve 4.315 votos, sendo 3.899 nos três candidatos, 163 brancos e 253 nulos. O percentual de abstenção foi 26,6%.

Em Santo Antônio do Tauá, os dois candidatos foram indeferidos: o atual prefeito Evandro Trabalho (DEM), por ausência de requisito; e Rodrigo Amorim (MDB), candidato da oposição, por indeferimento do partido. Os dois entraram com recurso e aguardam julgamento.

Evandro teve 10.006 votos, enquanto Amorim teve 9.472. Os votos brancos e nulos somaram 1.083, enquanto as abstenções foram 4.243.

A cidade mato-grossense de Torixoréu não teve 0% dos votos, mas vive uma situação curiosa. Os dois candidatos mais votados estão indeferidos e o único candidato apto a concorrer teve 7,67% dos votos.

A atual prefeita que tenta reeleição, Inês Coelho (DEM), teve 51,61% dos votos, mas sua candidatura foi barrada por ter feito práticas proibidas aos agentes públicos em campanhas eleitorais.

Já o segundo mais votado, Lincoln Saggin (PL), teve 41,12% dos votos, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Assim, Rubão (PROS), que recebeu 7,27% dos votos, é o único postulante da cidade com a candidatura deferida.

A eleição segue em situação indefinida até que se julguem os recursos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

PSDB e MDB perdem o maior número de prefeituras e PT encolhe pela segunda eleição seguida
Partidos recebem quase 5 milhões de reais em recursos públicos e não elegem nenhum candidato
https://www.osul.com.br/em-mais-de-100-cidades-candidatos-tem-votos-suficientes-para-serem-eleitos-mas-esperam-decisao-da-justica/ Em mais de 100 cidades, candidatos têm votos suficientes para serem eleitos, mas esperam decisão da Justiça 2020-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar