Terça-feira, 06 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Em ofício enviado ao Ministério Público, deputados gaúchos questionam vacinação prioritária de servidores do Detran e IGP

Compartilhe esta notícia:

Bancada do partido Novo na Assembleia diz que categorias não se enquadram em critérios do Ministério da Saúde. (Foto: Divulgação/IGP)

A bancada do partido Novo na Assembleia Legislativa gaúcha questionou junto ao Ministério Público (MP) o motivo pelo qual servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram incluídos no grupo prioritário dos servidores da segurança pública na vacinação contra o coronavírus.

Os deputados estaduais Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo querem saber se essas duas categorias se enquadram em critérios compatíveis com a necessidade de antecipação da primeira dose no cronograma do plano de imunização.

“Estamos oficiando o MP para que averigue a legalidade desta situação. Faz sentido que se atrase a vacinação de idosos e portadores de comorbidades, ‘furando a fila’ para servidores do Detran e IGP?”, questiona Ostermann.

Riesgo avalia que a nota técnica nº 297/2021 do Ministério da Saúde, que antecipou a vacinação de servidores da segurança pública, não abrange servidores do Detran e do IGP. Segundo ele, trata-se de “interpretação da Secretaria Estadual de Saúde.”

De acordo com o parlamentar, a normativa federal menciona apenas quatro grupos de servidores desse tipo de atividade aptos a contar com vacinação antecipada:

– Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
– Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
– Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid;
– Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

“Não parece ser o caso de nenhum dos servidores do Detran, em especial. A maior parte deles realiza tarefas administrativas”, alegam os deputados em ofício enviado ao Ministério Público.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

O governador gaúcho questiona no Supremo declarações de Bolsonaro sobre uso de verbas da saúde no Estado
“O IBGE é uma verdadeira joia no serviço público brasileiro”, diz presidente do instituto em carta de despedida
https://www.osul.com.br/em-oficio-enviado-ao-ministerio-publico-deputados-gauchos-questionam-vacinacao-prioritaria-de-servidores-do-detran-e-igp/ Em ofício enviado ao Ministério Público, deputados gaúchos questionam vacinação prioritária de servidores do Detran e IGP 2021-04-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar