Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 19 de fevereiro de 2026
Um jogo festivo entre ex-atletas do futebol feminino de Inter e Grêmio – incluindo pioneiras da atividade – foi anunciado para o dia 8 de março (domingo), Dia Internacional da Mulher. Com entrada gratuita, o Grenal-homenagem está marcado para as 9h30min no campo do Parque Ramiro Souto, na Redenção, em Porto Alegre.
A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de 2027 (Secopa), com apoio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e das direções dos dois clubes. O evento está integrado ao calendário oficial da capital gaúcha como uma das cidades-sede da competição internacional no próximo ano.
“É uma forma de valorizarmos, na prática, jogadoras, torcedoras e profissionais que atuam no esporte feminino, além de já integrar a preparação para a Copa”, destaca a titular da pasta, Débora Rios Garcia.
As protagonistas chegarão ao local a partir das 8h, deflagrando uma programação que inclui cerimônia especial às 9h, meia hora antes do apito inicial. Durante o intervalo, entrarão em campo alunas do projeto Futsal Down Feminino, da Associação Downs no Esporte.
Porto Alegre foi confirmada como uma das cidades-sede do torneio no dia 7 de maio de 2025, no Estádio Beira-Rio. A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 ocorrerá de 24 de junho a 25 de julho de 2027.
Dentre os próximos passos está a divulgação das datas das partidas com sede na capital gaúcha. Também serão anunciadas as Seleções com duelos da competição a serem travados na cidade.
Evolução
O início do futebol feminino no Rio Grande do Sul remonta à década de 1950, com a criação de duas equipes em Pelotas (Região Sul): o Vila Hilda Futebol Clube e o Corinthians Futebol Clube, que chegaram a excursionar pelo Estado. Mas a iniciativa esbarrou na intolerância e falta de regulamentação, sendo vetada oficialmente.
Liberada em 1979, a atividade teve como precursora no Estado o Sport Club Rio Grande, que criou um departamento específico em outubro do ano seguinte, acrescentando à trajetória da agremiação mais uma marca, quando já ostentatava o status de mais antigo clube futebolístico do Brasil, por ter sido fundado em 1900.
Já Inter e Grêmio inauguraram seus departamentos de futebol feminino em 1983. Desde então, a modalidade passou por momentos de interrupção nos dois clubes.
A evolução das políticas igualitárias fez com que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – em sintonia com determinações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) – tornasse obrigatória, de 2019 em diante, a manutenção da modalidade por clubes que disputam a Série A (Primeira Divisão) do Campeonato Brasileiro.
Essa diretriz tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do futebol feminino. A entidade nacional tem planos de estender essa obrigação no País para as séries B, C e D até 2027 – ano em que será realizada no Brasil a Copa do Mundo Feminina (24 de junho a 25 de julho), tendo Porto Alegre com uma das sedes, com jogos no Estádio Beira-Rio.
(Marcello Campos)
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!