Segunda-feira, 30 de Março de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
26°
Fair

Notícias Durante quatro dias de carnaval de rua em Porto Alegre, os participantes deixaram 7 toneladas de lixo no bairro Cidade Baixa

Resíduos são encaminhados a um aterro a quase 100 quilômetros da Capital. (Foto: Divulgação/PMPA)

Durante os quatro dias de festejos no bairro Cidade Baixa, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) recolheu cerca de 7 toneladas de lixo e resíduos deixados pelos participantes do carnaval de rua de Porto Alegre. Foram 1,8 tonelada no sábado, mais 1,6 no domingo e 2,1 na segunda-feira e 1,5 na terça-feira, tendo como foco a Praça Garibaldi, na avenida Venâncio Aires.

Para manter as ruas em condições após a folia de Momo, foi organizada uma operação especial, com a escala de 12 garis para cada data do evento, atuando desde o término da passagem dos blocos (por volta da 21h) até a conclusão dos serviços, no início da madrugada. Além de recolher o material e varrer os locais, as equipes lavaram as vias e espaços públicos com o auxílio de um caminhão.

Os resíduos coletados foram encaminhados para o aterro sanitário de Minas do Leão (Região Carbonífera), a quase 100 quilômetros da capitgal gaúcha. Com a continuidade do carnaval de rua nos próximos dois fins de semana, a ação será retomada neste sábado (29) na Praça Garibaldi e no outro (8 de março) no Trecho 1 da orla do Guaíba.

Informações detalhadas sobre os horários e os trajetos dos blocos estão disponíveis na página da SMC (Secretaria Municipal da Cultura) no site www.portoalegre.rs.gov.br e na página oficial do Carnaval de Rua no Facebook. Confira, a seguir, a programação detalhada da segunda etapa do evento.

– Sábado (29 de fevereiro): Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi. 14h – Bloco do Zé; 16h30min – Do Jeito que Tá Vai; 19h – Areal do Futuro;

– Domingo (1º de março): Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi. 14h – Cia. do Trago; 16h30min – Bloco do Fusca Azul; 19h – Bloco do Isopor.

– Sábado (7 de março): Circuito Orla – Usina do Gasômetro. 15h – Bloco da Amizade; 17h – Malvina; 19h30 – Afrotchê; 22h – Puxa que é Peruca.

Domingo (8 de março): Circuito Orla – Usina do Gasômetro. 11h – Ai Que Saudade do Meu Ex; 15h – Bloco dos Anjos; 17h – Os Dinobico’s; 19h30min – Filhos do Cumpadi Washington; 22h – Ziriguidum.

Carnaval Comunitário

Também promovido pela prefeitura, o Carnaval Comunitário 2020 começa neste final de semana e levará a folia às regiões Cruzeiro (Zona Sul) e Eixo-Baltazar (Zona Norte). A realização é das secretarias municipais da Cultura e de Relações Institucionais.

A primeira região a receber a programação é a da Vila Cruzeiro, a partir das 17h de sábado na avenida Cruzeiro do Sul, equina com a rua Caixa Econômica. O público será animado pela Roda de Samba dos Ternuras, Escola de Samba Império do Sol e pelos blocos Vem que Tem, Arraial da Glória, União do Morro, AMVTRON, Amizade e Cencor.

Além de muita música, os foliões contarão com maquiagem infantil, cortes de cabelo masculino e feminino, brinquedos para crianças e a presença do Bonecão da Guarda Municipal.

Já no domingo, será a vez de o Eixo-Baltazar receber a festa, na avenida Adelino Ferreira Jardim, a partir das 17h. A comunidade vai brincar o Carnaval com apresentação dos bloco Panteras do Samba, Nego Lelo, Referência e Vem com a Gente. O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, destaca a importância do Carnaval Comunitário. “Realizar esse evento em regiões de periferia, fora do eixo central, é um dever da Cultura”, ressalta.

Até o dia 26 de abril, 12 regiões devem ser contempladas pelo Carnaval Comunitário, sempre nos finais de semana e com atrações para adultos, jovens e crianças. O cronograma inicial foi alterado em atendimento a solicitações de lideranças e conselheiros de Cultura, das Forças de Segurança, de secretarias e departamentos da prefeitura.

O motivo para a alteração é a realização simultânea de grandes eventos nos dias 7 e 8 de março (Carnaval do Porto Seco, Carnaval Circuito Orla e um jogo no estádio Beira-Rio), acarretando sobrecarga nos serviços. Outra data modificada foi a que estava prevista para o dia 12 de abril, domingo de Páscoa.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Badesul registra lucro de R$ 28,1 milhões em 2019, avanço de 41%
O governo gaúcho vai colocar à venda mais seis imóveis pertencentes ao Estado
Deixe seu comentário
Pode te interessar