Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Na primeira visita ao Congresso Nacional desde que foi eleito, Jair Bolsonaro disse que a Constituição é o único “norte” da democracia

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro viajou a Brasília pela primeira vez desde que venceu as eleições. (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Na primeira visita ao Congresso Nacional desde que foi eleito, Jair Bolsonaro participou, na manhã desta terça-feira (6), de uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Constituição. Na tribuna, ele disse que a Constituição é o único “norte” da democracia. “Na topografia, existem três nortes, o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia só um norte, é o da nossa Constituição”, afirmou durante uma breve fala no evento.

“Obrigado pela oportunidade. Estou muito feliz de retornar a essa Casa, rever velhos amigos, fazer novas amizades. Estamos aqui em um dos centros do poder, juntos, Executivo, Legislativo, Judiciário. A responsabilidade é de todos nós”, declarou o militar. “Pedimos a Deus que nos ilumine. Agradeço por Ele ter salvo a minha vida há pouco tempo. Vamos continuar construindo o Brasil que o nosso povo merece. Temos tudo para sermos uma grande nação”, acrescentou.

Bolsonaro se sentou na tribuna ao lado do presidente Michel Temer, do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-presidente José Sarney. Também ocuparam a tribuna o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Essa é a primeira viagem de Bolsonaro a Brasília desde que ele venceu as eleições. O presidente eleito chegou por volta de 9h50min ao Congresso, local em que trabalhou nos últimos 28 anos como deputado. Acompanhado por uma escolta policial, ele cumprimentou colegas e funcionários antes de se dirigir ao plenário da Câmara, onde foi realizada a sessão. No trajeto final até o plenário, Bolsonaro caminhou sobre um tapete vermelho ao lado de Temer e Eunício.

Discursos

Ao longo da cerimônia, Bolsonaro foi frequentemente abordado por deputados, que dirigiam cumprimentos ao presidente eleito. Primeiro a discursar, o presidente do Senado afirmou que a Constituição de 1988 marcou a transição para o período democrático mais longo da história do País. “Devemos sempre, sempre respeitá-la [a Constituição], e, principalmente, cumpri-la”, ressaltou o senador. Eunício saudou as presenças de Sarney, Temer e Bolsonaro e afirmou que o encontro dá início ao processo de transição para o próximo governo.

Em seguida, Maia disse que os brasileiros não se deixaram seduzir, durante a campanha eleitoral, por propostas de uma nova Constituição. “Não é trivial que propostas que acenaram para a substituição da Constituição em vigor tenham sido repudiadas pela opinião pública durante o último processo eleitoral”, afirmou o presidente da Câmara.

Para Maia, a defesa da Constituição não exclui o fato de que o texto precisa de reformas. “O fato de não queremos uma nova Constituição, não é o mesmo que a negar necessidade de reformas. Pelo contrário, Constituições longevas passam por processos profundos de mudança para que possam continuar dialogando com o mundo”, argumentou.

Raquel Dodge lembrou que a Constituição garante a liberdade de imprensa e de opinião, além proteger as minorias. “Nossa Constituição reconhece a pluralidade étnica, linguística, diferença de opinião, a equidade no tratamento e o respeito às minorias, garante liberdade de imprensa para que a informação e a transparência saneiem o conluio e revelem os males contra indivíduos de bem comum”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Bodebrown AFÚ Day ocorre neste sábado em Porto Alegre
STIHL celebra 45 anos de atuação no Brasil com inauguração de prédio de Pesquisa e Desenvolvimento
Pode te interessar