Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Em terceiro dia de missão oficial, governo gaúcho manifesta interesse por voo direto à Itália

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Leite também divulgou o Estado para investidores em Roma. (Foto: Maurício Tonetto/Secom-RS)

O terceiro dia de missão oficial do governo gaúcho à Itália, nessa terça-feira (16), foi marcado por encontros com empresários e investidores na capital, Roma. Dentre os destaques da agenda, a divulgação de potencialidades comerciais do Rio Grande do Sul e a manifestação de interesse em um voo direto de Porto Alegre até o país europeu.

No que se refere à hipótese à rota aérea, o assunto foi discutido pelo governador Eduardo Leite e executivos da companhia ITA Airways, que se comprometeu a analisar a viabilidade financeira e logística da operação. Ele argumentou que o Estado apresenta diversas condições favoráveis à iniciativa, como a localização geográfica.

“Temos voos diretos da capital gaúcha para Santiago do Chile e Montevidéu [Uruguai], mas esses dois países não contam com voos diretos para a Itália. O sucesso dos voos disponíveis entre Porto Alegre e Lisboa [Portugal], com ocupação média de 80%, mostram que há demanda para novos voos do Rio Grande do Sul à Europa”.

Outro ponto sublinhado por Eduardo Leite foi a existência de uma política de incentivo ao setor, com menores impostos sobre o querosene de aviação e um maior número de voos regionais entre os Estados. Por fim, chamou a atenção para o fato de que em 2025 será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana em solo gaúcho, fato histórico responsável por uma forte ligação cultural e identitária.

Destino de investimento

Antes, a comitiva havia se reunido na Embaixada do Brasil em Roma com representantes da Sace (agência pública de fomento), da Simest (agência privada no segmento financeiro) e do banco privado Intesa Sanpaolo (banco privado). Foram ressaltados projetos do governo gaúcho em infraestrutura, saneamento básico, mobilidade, segurança e lazer, dentre outros.

Eduardo Leite enalteceu o trabalho de sua gestão para tornar o Rio Grande do Sul um destino de investimentos na modalidade de energia renovável conhecida como “hidrogênio verde”. Frisou, ainda, que o Estado é uma porta de entrada para a América do Sul e mercados relevantes do continente, além do fato de que importantes empresas italianas já atuam no Brasil.

Viagem oficial continua

Com encerramento na próxima segunda-feira (22), o roteiro da missão oficial gaúcha ainda terá escalas no Vaticano e em quatro cidades da Alemanha – país de onde partiram imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul há 200 anos, efeméride que é tema de uma ampla programação no Estado.

O objetivo da viagem é divulgar potencialidades de negócio e atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, além de estreitar relações com os países visitados.

Participam da comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodrigues (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

A lista prossegue com o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representando a Assembleia Legislativa, estão seu presidente Adolfo Brito, o líder do governo no Parlamento, Frederico Antunes, e seus colegas Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Verão quente e úmido causou prejuízos à produção leiteira do Rio Grande do Sul
Presidente do PT diz que ainda não há discussão no partido sobre nome que vai suceder Arthur Lira na Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/em-terceiro-dia-de-missao-oficial-governo-gaucho-manifesta-interesse-por-voo-direto-a-italia/ Em terceiro dia de missão oficial, governo gaúcho manifesta interesse por voo direto à Itália 2024-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar