Sábado, 11 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Em três anos, dívida pública brasileira vai de 53% para 72% do PIB

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Após três anos seguidos de baixo crescimento e recessão, com aumento de desemprego, a dívida pública bruta saltará fortemente, deixando o governo mais dependente de um ajuste fiscal para evitar uma crise mais grave. Essa descrição, usada para explicar as turbulências dos últimos anos na Europa, deverá servir ao Brasil.

O próprio governo admitiu ao Congresso que a dívida pública bruta chegará a quase 72% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2016. Haverá um salto de quase 20 pontos percentuais da dívida pública em apenas três anos – em dezembro de 2013, ela representava 53,2% do PIB.

Para o economista Luis Eduardo Assis, ex-diretor do BC (Banco Central), o risco para o Brasil é se aproximar da realidade de países como Itália, Espanha e Portugal, que viram sua dívida pública subir muito em poucos anos e hoje convivem com baixo crescimento. “A diferença é que eles já enriqueceram, nós não. O risco aqui não é mesmo o de uma explosão, como na Grécia, mas de uma mediocridade de crescimento por muitos anos”, disse.

Para o coordenador de Economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo, Nelson Marconi, o baixo crescimento e alta do endividamento é semelhante ao de países europeus, mas, no limite, o Brasil se salva pelo fato de a dívida ser lastreada em moeda nacional. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ministério da Educação define custo mínimo anual por aluno em 2,545 mil reais
Explicação de Eduardo Cunha não convence o presidente do Conselho de Ética
https://www.osul.com.br/em-tres-anos-divida-publica-brasileira-vai-de-53-para-72-do-pib/ Em três anos, dívida pública brasileira vai de 53% para 72% do PIB 2015-11-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar