Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de outubro de 2019
O governador Eduardo Leite esteve no terceiro e último dia da 28ª Mercopar (Feira de Inovação Industrial), no Pavilhão da Festa da Uva em Caxias do Sul. Em discurso no evento, ele associou o desenvolvimento do Estado a dois aspectos fundamentais: “A economia passa por intensas mudanças e a grande fonte de riquezas, hoje, está na tecnologia e na inovação, derivadas diretamente do talento e do capital humano.”.
Leite foi recebido pelo prefeito Daniel Guerra e líderes empresariais. Uma das maiores feiras de inovação e de negócios da América Latina, a Mercopar deste ano conta com parceria estratégica entre o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
O governador participou de almoço durante o qual ressaltar que o seu governo trabalha para reduzir custos logísticos, tributários e a burocracia, com intenção de incentivar e atrair investimentos ao Estado. Também garantiu contar com o apoio da Assembleia Legislativa para aprovar reformas estruturais necessárias com a finalidade de retomar o crescimento econômico. Em seguida, visitou os estandes da Mercopar, durante cerca de uma hora.
“Fiquei muito impressionado com a Mercopar e feliz com os resultados que já se apresentam, com aumento de mais de 60% no número de expositores e negócios de porte acontecendo. Esse é o Rio Grande do Sul que dá certo, o Estado dos empreendedores, da capacidade de inovação da nossa gente. Isso que queremos cada vez mais. Que essa capacidade de trabalho encontre cada vez mais espaço e ambiente favorável aos negócios”, comentou.
A feira deste ano contou com 315 expositores, 63,2% a mais com relação ao ano passado. Empresas do Rio Grande do Sul, Santa Cataria, Paraná, São Paulo e da Alemanha, focadas nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, TI (tecnologia da informação) e startups estiveram presentes.
Edital
Depois da cerimônia de abertura do evento, o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, lançou o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, promovido pelo Sebrae-RS, Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Instituto Euvaldo Lodi e Fiergs, com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.
O edital disponibilizará entre R$ 120 mil e R$ 480 mil por projeto nas áreas de atuação dos institutos do Senai (metalmecânica, polímeros, mecatrônica, madeira e mobiliário, petróleo, gás e energia, couro e meio ambiente, calçados e logística industrial, e alimentos e bebidas), do Centro de Inovação Sesi em fatores psicossociais ou em linha de projeto transversal Sesi e Senai.
(Marcello Campos)