Segunda-feira, 12 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 5 de outubro de 2016
Em sua primeira fala pública desde que se tornou primeira-dama, Marcela Temer, que entra em campo para melhorar a imagem do governo de seu marido, o presidente Michel Temer, disse se sentir feliz por poder “colaborar com causas sociais”. Ela fez um breve discurso no lançamento do programa Criança Feliz, em evento no Palácio do Planalto.
Marcela, que será uma espécie de embaixadora do programa em caráter voluntário, leu um texto ao longo de três minutos durante a cerimônia. Ao final de sua fala, ganhou um beijo no rosto de Temer.
“Quem ajuda os outros, muda histórias de vida. Por isso, fico feliz por colaborar com causas sociais do nosso País”, afirmou Marcela, ao iniciar sua fala. “Cada brasileiro, cada brasileira, importa, desde a gestação, para desenvolver o Brasil.”
“O momento mais importante para as habilidades humanas é o dos primeiros meses de vida. Esse sentimento os guiará por toda a vida. Cada dia que conversamos com nossos filhos pequenos, carregamos nos braços e cantamos uma canção de ninar, estamos ajudando em seu desenvolvimento”, declarou Marcela, que é mãe do filho caçula do presidente.
Sem função executiva.
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, disse que Marcela vai atuar em atividades de divulgação do programa. “A primeira-dama não vai ter nenhuma função executiva, não vai ter gabinete. Vai colaborar voluntariamente com a divulgação do programa”, disse.
O alvo do programa é dar assistência de saúde a crianças de até 4 anos de idade por meio de visitas semanais de técnicos contratados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O foco são as crianças filhas de beneficiários do Bolsa Família, programa social herdado dos governos do PT.
O projeto do Orçamento de 2017, ainda em tramitação no Congresso, prevê 300 milhões de reais para o programa no próximo ano, com a meta de atender 700 mil crianças.
Hoje, há cerca de 3,5 milhões de crianças de zero a 4 anos nas famílias inscritas no Bolsa Família. Terra afirmou que a meta do programa é atender cerca de 4 milhões de crianças até 2018, último ano do governo Temer. O cálculo inclui crianças nascidas nos próximos anos.
A participação dos municípios e dos Estados no programa será feita por meio de adesão. Este ano, segundo o governo federal, nove Estados e 95 cidades, onde já existem programas locais semelhantes, vão participar do Criança Feliz.
Os comentários estão desativados.