Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Empregado embriagado não pode ser demitido por justa causa, determina Tribunal Superior do Trabalho

Compartilhe esta notícia:

A justa causa só se justifica se o funcionário já tiver sido encaminhado pela empresa para tratamento (Foto: AFP)

Uma empresa não pode demitir por justa causa um funcionário que comparecer ao trabalho bêbado. Para a Justiça, se o empregado for ao serviço aparentando estar alcoolizado ou sob efeito de entorpecentes, deve ser advertido e, caso faça isso pela segunda vez, deve ser encaminhado para tratamento.

O entendimento do TST (Tribunal Superior do Trabalho) foi aplicado no caso da demissão de um supervisor de movimentação de cargas em plataforma de petróleo, funcionário da C.S.E. – Mecânica e Instrumentação Ltda., prestadora de serviços nas áreas de construção, montagem e manutenção para diversas empresas, como Petrobras e Odebrecht.

A justa causa só se justifica se o funcionário já tiver sido encaminhado pela empresa para tratamento, por se tratar de indício de uma doença, e, ainda assim, voltar a trabalhar embriagado. O tribunal também avaliou que, para atestar a gravidade da falta, é necessário comprovar o grau de embriaguez do trabalhador. A demissão não pode ser justificada somente por suposto cheiro de álcool, como foi feito no caso da demissão do supervisor de movimentação de cargas.

O TST decidiu reverter a demissão por justa causa do ex-funcionário. Deste modo, o supervisor terá direito às verbas rescisórias garantidas na dispensa sem justa causa, como férias proporcionais e férias vencidas acrescidas de abono (um terço do valor das férias vencidas e proporcionais), 13º salário proporcional e multa de 40% sobre o saldo do FGTS. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mulher que levou pedrada de um elefante ao visitar um zoológico vai receber indenização
Vento faz nível do Guaíba subir nesta quarta-feira em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/empregado-embriagado-nao-pode-ser-demitido-por-justa-causa-determina-tribunal-superior-do-trabalho/ Empregado embriagado não pode ser demitido por justa causa, determina Tribunal Superior do Trabalho 2015-10-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar