Terça-feira, 04 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Emprego na indústria cai pelo quarto mês seguido em abril e tem o pior resultado desde 2009

Compartilhe esta notícia:

Além do alto custo para demitir uma pessoa no Brasil, as empresas querem evitar gastos com o treinamento de novos funcionários quando a economia melhorar (Foto: Célio Messias/AE)

O número de empregados pela indústria brasileira caiu 0,9% em abril ante março, feitos os ajustes sazonais, de acordo com balanço do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta sexta-feira (19). Foi a quarta queda consecutiva do emprego no setor e a maior desde fevereiro de 2009, quando houve recuo de 1,3%. É também o pior resultado para abril desde 2009, quando a queda foi de 0,7%.

Na comparação com abril do ano passado, a queda no emprego foi de 5,4%, 43º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde setembro de 2009 (-6,1%). No ano, o total de pessoal ocupado assalariado na indústria diminuiu 4,8%. Em 12 meses, recuou 4,1%.

O levantamento do IBGE mostrou ainda que o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria cedeu 1,1% entre março e abril e declinou 6% em relação ao quarto mês de 2014. De janeiro a abril, houve queda de 5,4%.

Esse indicador pode servir de indício para contratações e demissões: um aumento do número de horas pagas aponta para necessidade de novas contratações, já uma queda indica mão de obra subutilizada. Quanto ao valor da folha de pagamento real dos trabalhadores, a pesquisa apontou baixa de 0,9% de março para abril, de 5,3% perante abril de 2014 e de 5% no primeiro quadrimestre de 2015. (Folhapress)  

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Prévia da inflação, IPCA-15 tem a maior alta desde 1996
Parlamentares discutem a criação da bancada sulista
https://www.osul.com.br/emprego-na-industria-cai-pelo-quarto-mes-seguido-em-abril-e-tem-o-pior-resultado-desde-2009/ Emprego na indústria cai pelo quarto mês seguido em abril e tem o pior resultado desde 2009 2015-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar