Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Empreiteira Andrade Gutierrez diz que pagou propina para o Tribunal de Contas de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

A Lava-Jato provocou um impacto profundo na política nacional. (Foto: Reprodução)

Um executivo e um ex-diretor da Andrade Gutierrez afirmaram, em negociação de acordo de delação premiada com a Operação Lava-Jato, que a empreiteira pagava propina para que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo não apontasse problemas em licitações e contratos de obras, sobretudo os do metrô da capital paulista.

O órgão é responsável por decidir se as licitações e contratos do governo paulista são regulares ou não. Um dos relatos diz que a empresa pagava o correspondente a 1% do valor do contrato que estava sob análise do tribunal para Eduardo Bittencourt Carvalho, ex-conselheiro do órgão.

O valor era entregue em dinheiro vivo para representantes do conselheiro, segundo um candidato a delator. Bittencourt foi afastado do tribunal pela Justiça no final de 2011 sob a acusação de enriquecimento ilícito: ele acumulou um patrimônio de R$ 50 milhões quando era conselheiro, incompatível com o salário que recebia, segundo a acusação do Ministério Público aceita pela Justiça.

Ele conseguiu voltar ao cargo em 2012 por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e aposentou-se em seguida. Segundo o relato de um dos candidatos a delator nas novas negociações da Andrade com o Ministério Público Federal, Bittencourt afirmava que o dinheiro era dividido com os outros conselheiros.

Os conselheiros do Tribunal de Contas de SP negam que tenham recebido recursos ilícitos da empreiteira. Em nota, a Corte afirmou: “O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desconhece o teor das declarações e está à disposição para prestar quaisquer informações que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos”. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Confusão em show deixa mortos na Argentina
Eleitores de seis municípios gaúchos escolhem prefeitos neste domingo
https://www.osul.com.br/empreiteira-andrade-gutierrez-diz-que-pagou-propina-para-o-tribunal-de-contas-de-sao-paulo/ Empreiteira Andrade Gutierrez diz que pagou propina para o Tribunal de Contas de São Paulo 2017-03-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar