Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 31 de janeiro de 2016
Reportagem da revista Veja desta semana afirma que o presidente licenciado da construtora Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, decidiu contar, em delação premiada, informações sobre a sociedade entre a antiga Telemar e a Gamecorp, que tem entre seus sócios Fábio Luís da Silva, o “Lulinha”, filho do ex-presidente Lula.
Segundo a matéria, Azevedo dirá que a antiga Telemar, que tinha a empreiteira entre os seus controladores, adquiriu 30% da Gamecorp “a pedido de Lula”. O negócio foi fechado em 2005 por 5 milhões de reais e, três anos depois, o petista alterou a lei para supostamente permitir a fusão da Telemar/Oi com a Brasil Telecom.
Azevedo teria confidenciado a advogados que, em seguida à mudança na legislação, sócios da Gamecorp e integrantes do governo passaram a exigir maior ajuda financeira da Andrade Gutierrez. Esta, por meio da Oi, teria passado a contratar serviços desnecessários da Gamecorp, estabelecendo um “canal permanente de repasses de dinheiro” a Fábio Luís e seus sócios, dentre eles Jonas Suassuna Filho e Fernando Bittar, proprietários do sítio de Atibaia (SP) usado pela família de Lula e que teve parte de sua reforma bancada pela construtora.
Procurados pela Veja, o Instituto Lula e a Andrade Gutierrez ainda não se manifestaram sobre o assunto. (AE)