Quarta-feira, 24 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 29 de março de 2024
O esquema foi inicialmente revelado no âmbito da Operação Lava Jato.
Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilA Trafigura, empresa suíça de negociação de commodities, declarou-se culpada à justiça dos Estados Unidos pelo pagamento de propina a autoridades brasileiras para garantir negócios com a Petrobras.
A informação é do Departamento de Justiça (DoJ) norte-americano, que conduzia uma investigação sobre a conduta de ex-funcionários e agentes no Brasil há pelo menos uma década. O órgão não divulgou quais executivos foram subornados.
Para fechar a investigação, a companhia concordou em pagar cerca de US$ 127 milhões pelas violações da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA, na sigla em inglês). O pagamento será feito pela Trafigura Beheer BV, empresa controladora do Grupo Trafigura durante o período, como parte do acordo de confissão.
O esquema foi inicialmente revelado no âmbito da Operação Lava Jato. O nome da empresa surgiu ao lado de Vitol e Glencore na 57ª fase da investigação, que apurava o pagamento de propinas a funcionários da Petrobras por empresas que atuavam na compra e venda de petróleo e derivados, atividade conhecida como trading.
De acordo com documentos obtidos pelo Departamento de Justiça dos EUA, a Trafigura manteve relações comerciais com a Petrobras entre 2003 e 2014. Em 2009, informa o DoJ, a Trafigura acertou um esquema de suborno que pagava até US$ 0,20 por barril de produtos petrolíferos comprados ou vendidos da Petrobras.
Os pagamentos eram ocultados por empresas de fachada, direcionados a contas bancárias offshore para os funcionários da Petrobras no Brasil. De acordo com o DoJ, a Trafigura lucrou aproximadamente US$ 61 milhões com o esquema.
“A declaração de culpa destaca que quando empresas pagam propinas e minam o estado de direito, elas enfrentarão penalidades significativas”, disse em nota Nicole M. Argentieri, chefe da Divisão Criminal do Departamento de Justiça.
Em dezembro, a Trafigura já havia anunciado a reserva de US$ 127 milhões para cobrir uma possível multa do Departamento de Justiça dos Estados Unidos para encerrar uma investigação sobre “pagamentos indevidos” feitos pela empresa no Brasil.
Em 2020, o Ministério Público Federal (MPF) propôs uma ação civil pública por improbidade administrativa contra empresas ligadas à Trafigura, executivos do grupo e ex-funcionários da Petrobras pelo pagamento de propinas.
O MPF apurava crimes que ocorreram entre maio de 2012 e outubro de 2013, em 31 operações de compra e venda internacional de petróleo e derivados, conhecida como trading.
Além da Trafigura, eram investigadas na 57ª fase da Lava Jato a Vitol e a Glencore. Juntas, elas seriam responsáveis por US$ 15 milhões em propinas. Os pagamentos estão relacionados a mais de 160 operações de compra e venda de derivados de petróleo e aluguel de tanques para estocagem.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Começou a estourar os escandalos dos PTzóides
Kkkk,esquerda lixo,tem vandecas levando mortadela no R…e achando isso bonito.
E no Brasil a Lava Jato foi politica e estrategicamente desmontada, para que bandidos e criminosos condenados e “recondenados” por escândalos de corrupção na petroleira pudessem “voltar à cena do crime’… dentre estes um mitômano contumaz que senta na cadeira presidencial…
Vandeca,deixa o teu prefixo e sai do ar,kkkk,só besteiras nos teus comentários,acho que tá mofando a mortadela.
Um dos diretores condenados era Paulo Roberto Costa, que frequentemente participava de reuniões com o teu “estadista” no Palácio do Planalto.
Todos os presidentes e diretores, que têm o poder de decisão, foram nomeados pelo presidente da República, verme!
Quem eram eram os diretores da Petrobras à época. Na época do Escândalo de corrupção, os corruptos maiores eram os funcionários de carreira.
E os minions comentando asneira atrás de asneira.
Mas que Deslava-Jato, olha ai Xandão nada a declarar! Esse era o modus operandi da época, tranquilo e sossegado! O problema do Brasil é o cartão de vacina adulterado! Certamente STF vai solicitar em 48:00h uma explicação dos envolvidos!
Tem escândalo de PT e Bolsonaro também!! Nunca vou passar a mão na cabeça de ladrões!!! Empreiteiras, Petrobrás, joias, armas aptos. E casas de milhões!! Ninguém investiga. Tem rachadinhas cartão corporativo e por aí vai…. porque o lula não abre o sigilo de cem anos??? Agora está fazendo a mesma coisa; um bando de cúmplices safados, não salva um!!!!
Até aqui nenhuma novidade
Desde que o mundo e mundo sempre foi e será assim, até no globobosta quando envolve dinheiro eles passam a mão.
Que inveja dos EUA – o Farol da Democracia do mundo!
Aqui temos a Justiça mais cara do mundo, e uma das mais ineficientes!
O STF anulando condenações dos corruPTos.
Só falta devolver o dinheiro que nos roubaram.
Câncer do Brasil!!!
ENTÃO O MORA ESTAVA CERTO , QUÉ DIRÁ A OUTRA PARTE QUE DIZ QUE NÃO TINHA CORRUÇÃO ???? PIOR , QUE INVEJA DE UMA JUSTIÇA IMPARCIAL ….