Domingo, 26 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil As companhias aéreas iniciam um período com somente voos essenciais no País

Compartilhe esta notícia:

As 26 capitais, o Distrito Federal e outras 19 cidades serão atendidas. (Foto: Reprodução)

As companhias aéreas Gol, Latam e Azul iniciaram, no sábado (28), um período de menos voos no País devido às medidas adotadas para combater o novo coronavírus. Até o final de abril serão feitos apenas voos considerados essenciais. As 26 capitais, o Distrito Federal e outras 19 cidades serão atendidas.

No programa apresentado pelas companhias à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estão previstos 723 voos no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-oeste e 75 voos para a região Norte.

“A distribuição dos voos atende a preocupação do governo federal de manter uma malha que continue integrando o País, com ajustes para que nenhum Estado fique sem pelo menos uma ligação aérea”, diz a Anac em nota divulgada à imprensa.

Com a adequação, o número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241. A malha emergencial é 91,61% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período. A queda é de 56,06% das localidades atendidas, passando de 106 para 46.

Fechamento das fronteiras

Ao mesmo tempo em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem minimizando a crise do novo coronavírus, o governo brasileiro decidiu ampliar a todas nacionalidades a restrição à entrada de estrangeiros por via aérea.

O ingresso de não brasileiros por via aérea já estava proibido por 30 dias para aqueles que viajavam ao Brasil de todos países membro da União Europeia, do Irã e de alguns locais da Ásia. A medida agora é estendida a todos os países.

Uma portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (27), a segunda do dia com medidas restritivas para o ingresso de não brasileiros em território nacional.

Mais cedo, o Ministério da Justiça publicou uma norma proibindo a entrada de estrangeiros no Brasil para os casos em que o ingresso em território nacional se dá apenas em caráter temporário, como em uma conexão.​

Foram impedidos de entrar em território brasileiro por via aérea daqueles que, independentemente de sua nacionalidade, “não puderem ser admitidos no país de destino por via aérea, terrestre o aquaviária”. A portaria determina que as empresas aéreas devem impedir o embarque de estrangeiros nessa condição com destino ao Brasil.

De acordo com relatos, a Justiça resolveu editar essa normativa devido a um caso concreto de um grupo de argentinos que está no aeroporto internacional de Guarulhos com o impedimento de embarcarem para casa.

Eles chegaram ao aeroporto em trânsito, mas foram impedidos de voar para o país vizinho, já que a Argentina fechou todas fronteiras aéreas.

O fechamento total das fronteiras aéreas do Brasil foi decidido de forma conjunta por quatro ministérios: Casa Civil, Infraestrutura, Saúde e Justiça.

A decisão foi tomada no dia em que a contaminação pelo novo coronavírus no país atingiu a marca de 3.417 casos e 92 mortes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Brasil recebe o primeiro lote de testes rápidos de diagnóstico do coronavírus nesta segunda-feira
Kim Kardashian anuncia doação de 5 milhões de reais para famílias vítimas de coronavírus
https://www.osul.com.br/empresas-aereas-iniciam-neste-sabado-um-periodo-apenas-com-voos-essenciais-no-brasil/ As companhias aéreas iniciam um período com somente voos essenciais no País 2020-03-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar