Terça-feira, 29 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Encaminhado projeto de lei que cria cargos de agentes de saúde

Compartilhe esta notícia:

Aprovação permitirá ao município manter as ações junto às comunidades. (Foto: Carolina Grossini/Divulgação PMPA)

A Prefeitura de Porto Alegre protocolou, no início da tarde desta sexta-feira (1º) na Câmara de Vereadores, projeto de lei para a criação de cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias na administração direta do município.

O projeto faz parte das ações para garantir a continuidade dos serviços de saúde, além de cumprir decisões judiciais do processo que declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 11.062, de 6 de abril de 2011, que criou o Imesf (Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família).

O projeto prevê a criação de 864 cargos, que devem ser preenchidos através de concurso público. A medida é a única forma de regularizar as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias pois a Lei Federal 11.350 veda a contratação temporária ou terceirizada destes profissionais.

O projeto garante uma solução definitiva para os serviços de saúde em relação aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias. A aprovação permite ao município manter as ações junto às comunidades bem como as habilitações e recebimento de recursos federais do Ministério da Saúde, garantindo à população os acessos aos serviços de saúde públicos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Bolsonaro diz que prefere que a reforma administrativa tenha prioridade na agenda do Congresso por acreditar ser uma medida “menos traumática”
Mais de 70 mechas de cabelo são doadas em ação do Outubro Rosa no Estado contra o câncer
Pode te interessar