Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2025
No Rio Grande do Sul, chega ao fim nesta quarta-feira (30) o prazo de quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2025. O vencimento agora é unificado: independente do número final da placa, todos os contribuintes devem pagar o tributo até essa data, conforme previsto em lei estadual para simplificar o cronograma e ampliar o período.
Está excluído desse prazo quem optou pelo parcelamento ou, obviamente, pela quitação antecipada. O atraso no pagamento acarreta multa diária de 0,33% ( limitada a 20% do valor total da pendência), além da incidência de juros. Caso o débito permaneça em aberto por mais de dois meses, o contribuinte estará sujeito à inscrição de seu nome em Dívida Ativa e ao recolhimento do veículo caso este seja parado em uma blitz, por exemplo.
Até a data de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos dos programas “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”, cuja redução no valor do IPVA pode chegar a 20%. O primeiro baixa em até 15% o imposto para quem está há três anos sem cometer infração de trânsito, ao passo que o “Bom Cidadão” proporciona abatimento de 5% para quem possui ao menos 150 notas fiscais com CPF emitidas entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
A etapa de pagamentos antecipados do IPVA 2025, encerrada em 31 de março, registrou uma arrecadação de R$ 3,3 bilhões – o que corresponde a 61% da receita estimada com o imposto para este ano. O valor representa um crescimento de 8,6% em relação ao ciclo de 2024.
De acordo com balanço da Secretaria da Fazenda (Sefaz), mais de 2 milhões de veículos (51% da frota tributável do Estado) foram quitados à vista, enquanto 363 mil contribuintes optaram pelo parcelamento em seis vezes, com crescimento de 14% na comparação com o ano anterior.
Os descontos por antecipação, que variaram entre 6% e 1%, se somaram aos benefícios do Bom Motorista e do Bom Cidadão, resultando em uma economia de mais de R$ 270 milhões aos contribuintes – o maior valor já registrado desde a criação dos programas.
Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site, usando a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Também é importante que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de confirmar o pagamento, recomenda-se a verificação das informações do destinatário, que são as seguintes:
Nome: Ipva Sefaz-RS. CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81. Instituição: Bco do Estado do RS S.A. Endereço: Avenida Mauá, 1.155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080. Bco do Estado do RS S.A. Essas e outras orientações podem ser conferidas no site site ipva.rs.gov.br.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul