Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba o que pode e o que não pode levar para as provas do Enem. O exame começa neste domingo

Compartilhe esta notícia:

Participantes poderão conferir os acertos, mas as notas com resultado individual só serão divulgadas em janeiro de 2020. (Foto: EBC)

Candidatos que prestarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano precisam ficar atentos à lista de itens permitidos e proibidos nos locais de aplicação das provas, que ocorrem neste domingo (3) e no dia 10.

Celulares e objetos eletrônicos, por exemplo, devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados. Nesta edição do exame, inclusive, há uma regra inédita: será eliminado o estudante cujo aparelho eletrônico emitir qualquer som, como toque, alarme ou mensagem.

A seguir, confira a lista de objetos permitidos, obrigatórios e proibidos, segundo o edital publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Obrigatórios

– A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.

– O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista.

– Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.

– Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.

Permitidos

– Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A cúpula do Ministério Público do Rio de Janeiro considerou a perícia e a entrevista sobre o porteiro do condomínio onde Bolsonaro tem casa um erro
Na véspera do Enem, mais de meio milhão de candidatos ainda não sabiam onde farão as provas
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar