Terça-feira, 21 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Enem dos concursos” será realizado em 180 municípios em 2024

Compartilhe esta notícia:

Ao todo, 21 órgãos e entidades ligadas ao governo federal participarão do novo modelo.

Foto: Divulgação/EBC
Ao todo, 21 órgãos e entidades ligadas ao governo federal participarão do novo modelo. (Foto: Divulgação/EBC)

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será aplicado em 180 cidades, conforme lista divulgada pelo ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As provas serão realizadas em março de 2024. Conhecido como “Enem dos concursos”, o primeiro concurso público unificado visa preencher 6.640 vagas para servidores federais e será aplicado pela Fundação Cesgranrio.

Essa será a primeira vez que a administração pública federal realiza um processo seletivo para atender de forma simultânea demandas de órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional, em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 21 instituições aderiram ao processo.

Dos municípios selecionados, 39 cidades estão na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 no Sul.

Segundo o ministério, a seleção foi feita a partir dos seguintes critérios: tamanho da população (mais de 100 mil habitantes), raio de influência na região e facilidade de acesso. Caso o município não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, os exames serão aplicados em cidades próximas.

“Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, ressaltou o secretário de Gestão de Pessoas do ministério, José Celso Cardoso, em publicação da pasta.

Veja a distribuição por regiões:
Região Norte – 39 municípios
– dois no Acre
– nove no Amazonas
– três no Amapá
– 16 no Pará
– quatro em Rondônia
– dois em Roraima
– três no Tocantins

Região Nordeste – 54 municípios
– dois em Alagoas
– 16 na Bahia
– seis no Ceará
– nove no Maranhão
– quatro na Paraíba
– cinco em Pernambuco
– sete no Piauí
– três no Rio Grande do Norte
– dois em Sergipe

Região Centro-Oeste – 20 municípios
– oito em Goiás
– quatro em Mato Grosso do Sul
– sete em Mato Grosso
– um no Distrito Federal

Região Sudeste – 44 municípios
– quatro no Espírito Santo
– 24 em Minas Gerais
– quatro no Rio de Janeiro
– 12 em São Paulo

Região Sul – 23 municípios
– oito no Paraná
– nove no Rio Grande do Sul
– seis em Santa Catarina

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Rosemarie Stein
2 de dezembro de 2023 10:59

Muito boa iniciativa. Além de simplificar o mecanismo, o governo economiza recursos, que normalmente eram usados para a organização de concursos públicos.

Motoristas devem ficar atentos à interdição programada da BR-116 em Sapucaia do Sul a partir deste sábado
Procuradoria-Geral da República pede ao Supremo inquérito para investigar deputado André Janones sobre suposta “rachadinha”
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x