Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Enem terá provas em janeiro para quem tinha isenção de taxa em 2020 e faltou

Compartilhe esta notícia:

Inscrição para quem teve isenção mas não compareceu às provas em 2020 começa nesta terça-feira (14) e termina em 26 de setembro

Foto: EBC
Inscrição para quem teve isenção mas não compareceu às provas em 2020 começa na terça-feira (14) e termina em 26 de setembro. (Foto: EBC)

O Inep (Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta segunda-feira (13) as datas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 para os inscritos que tiveram isenção em 2020, mas não compareceram nos dias das provas.

Esses participantes poderão se inscrever a partir das 10h, horário de Brasília, de terça-feira (14), na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro.

A reabertura foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal e pode garantir inscrição para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram a gratuidade na taxa no ano passado, mas não compareceram às provas por medo da Covid-19.

Estes inscritos realizarão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a edição do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Para os demais participantes do exame que já tiveram a inscrição confirmada, a aplicação das provas será mantida nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

De acordo com o Inep, a decisão de definir novas datas de aplicação das provas para os isentos ausentes na edição 2020 foi tomada para garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programas do Ministério da Educação.

O Enem 2021 registrou 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005. A queda foi impulsionada pelo índice de abstenção do exame em 2020, que atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

CPI da Covid deve ouvir suposto “sócio oculto” de empresa que garantiu contrato da Covaxin
Queimadas mataram 17 milhões de animais vertebrados no Pantanal em 2020
Deixe seu comentário
Pode te interessar