Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Entenda a importância do colágeno

Compartilhe esta notícia:

O colágeno está presente em praticamente todo o nosso corpo

Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)

Um grande aliado da saúde e da beleza, o colágeno reúne uma série de benefícios.
Popularmente conhecido como o responsável por manter a pele firme, os cabelos e unhas fortes, o colágeno não se resume a isto e está presente em praticamente todo o nosso corpo.

“Isso porque existem vários tipos de colágenos e por ser a proteína mais abundante no corpo humano, representando cerca de 30% do total de proteínas”, explica a biomédica Maira Duarte. Ainda de acordo com a profissional, o colágeno é uma proteína formada pelo próprio organismo e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo — como ossos, músculos, tendões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações.

“Um exemplo é de que o colágeno evita que os ossos batam uns nos outros e causem desgaste e dor, ao mesmo tempo em que também contribui para a elasticidade e resistência da pele, deixando-a mais saudável e, consequentemente, com menos rugas ou linhas de expressão. Ou seja, é basicamente como se fosse uma proteína multitarefa, que age em todo o nosso corpo.”

Mas a grande questão, como alerta a biomédica Maira Duarte, é que, com o passar dos anos, a formação natural do colágeno diminui. “Quanto mais o tempo passa, menos colágeno fabricamos. Estudos mostram que, a partir dos 30 anos, perdemos cerca de 1 a 5% de colágeno ao ano. A partir dos 40 anos, a produção cai 25%. Já com 50 anos, diminui para 35%. Por conta destas perdas tão acentuadas, existe a suplementação do colágeno, que se torna necessária a partir dos 30 anos e, principalmente, após os 40 anos — quando a carência começa a ser percebida”.

Por isso, é extremamente importante repor o colágeno, não apenas para fins estéticos, mas pensando também na saúde do corpo e bem estar.”

Confira os principais tipos de colágeno:

Colágeno tipo I

É o mais abundante e é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Apresenta-se sob a forma de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões.

Colágeno tipo II

É encontrado nas cartilagens.

Colágeno tipo III

É encontrado nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável.

Quais são os alimentos que contêm colágeno?

Os alimentos proteicos, além de serem fontes de colágeno, ajudam a fornecer os aminoácidos essenciais para a constituição dessa proteína no corpo. Dentre as opções estão: carnes vermelhas e brancas, ovos, peixes, queijo tipo cottage, iogurte desnatado, frutas cítricas e vermelhas, castanhas, nozes, amêndoas, aveia e a soja.

Como repor o colágeno?

A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8 a 10 g por dia, que pode ser consumida juntamente com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado pois ele é melhor absorvido no intestino. O pó de colágeno pode ser encontrado com ou sem sabor e pode ser diluído em água, sucos, sopas ou vitamina.

A biomédica Maira Duarte explica os benefícios. (Foto: Divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

As 10 medidas essenciais que médicos recomendam contra o coronavírus
Meta de imunização completa da população do Brasil contra o coronavírus só deve ser alcançada em 2022
https://www.osul.com.br/entenda-a-importancia-do-colageno/ Entenda a importância do colágeno 2021-07-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar