Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O primeiro dia de provas do Enem teve 30% de abstenção. Outros 273 candidatos foram eliminados

Compartilhe esta notícia:

Dos 6.731.344 inscritos, 2.033.590 se ausentaram nesse primeiro dia. (Foto: Valter Campanato/ABr)

A diretora de Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Eunice Santos, afirmou neste domingo (5) que os dados preliminares apontam que 30,2% dos candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 não compareceram ao primeiro dia de provas. Segundo ela, esse percentual ficou dentro da média dos últimos anos.

Pela primeira vez, o Enem passou a ser realizado em dois finais de semana. Neste domingo, os alunos fizeram provas de ciências humanas e linguagens, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil.

Dos 6.731.344 inscritos, 2.033.590 se ausentaram nesse primeiro dia. Eunice Santos ponderou, no entanto, que esse número poderá sofrer mudanças já que os dados ainda estão sendo copilados.

Segundo o Inep, 273 participantes foram eliminados no primeiro dia do Enem. Desses, 264 foram desclassificados por descumprimento de regras gerais do edital e 9, por terem algum equipamento identificado pelo detector de metais. Na edição do Enem do ano passado, houve 3.942 eliminações no primeiro dia de prova.

Entre os candidatos eliminados está um que foi encontrado com um fone de ouvido. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, inicialmente se pensou que o fone fosse um transmissor, mas depois a polícia afirmou que não era. O ministro, no entanto, não quis informar em qual estado ocorreu o fato “por uma questão de segurança”.

Gabarito oficial

O Inep divulgará o gabarito oficial do Enem no dia 16 de novembro. A correção é feita usando a metodologia da TRI (Teoria de Resposta ao Item), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertaram a resposta será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Se dois candidatos acertam o mesmo número de questões, não significa que terão a mesma pontuação. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento, no qual a FGV (Fundação Getulio Vargas) e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta. O mesmo vale para a folha de redação. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

O processo de correção é feito tanto pela Cesgranrio quanto pelo Inep, para conferência. As redação são corrigidas pela Vunesp (Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista). O Inep, já com as notas da redação repassadas pela Vunesp e os resultados das questões objetivas, processa o resultado, dando origem ao Boletim de Desempenho, que será disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.

Redação

O texto produzido na redação do Enem é corrigido por pelo menos dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com as cinco competências exigidas na redação.

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Enem 2017 tem iluminismo, futurismo, Belo Monte, Aristóteles e participação da mulher na política
Empresária diz ter sido jogada pelo marido do segundo andar de um edifício
https://www.osul.com.br/entenda-como-e-feita-correcao-das-questoes-e-da-redacao-do-enem/ O primeiro dia de provas do Enem teve 30% de abstenção. Outros 273 candidatos foram eliminados 2017-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar