É possível fazer um Pix apenas com uma foto enviada pelo WhatsApp. A tecnologia usa IA (inteligência artificial) para reconhecer dados escritos à mão ou impressos, como chave Pix e valor da transferência.
A função promete tornar o processo de transferência mais simples em situações práticas do dia a dia —por exemplo, quando a pessoa não consegue acessar o aplicativo do banco naquele momento.
Ela também serve para quando alguém ou algum estabelecimento entrega a chave Pix anotada em um papel, com números e letras difíceis de digitar manualmente, em vez do Pix QR Code.
O BTG Pactual possui a ferramenta desde fevereiro, com limite diário de R$ 500. O Nubank, desde dezembro do ano passado, no número (11) 5039-3944. No C6 Bank, desde novembro, a função está disponível no próprio aplicativo, em vez do WhatsApp.
O Banco do Brasil anunciou na terça-feira (7) que passou a oferecer a modalidade em sua assistente virtual, no número (61) 4004-0001. Segundo o banco, o limite diário para operações pelo aplicativo de mensagens é de R$ 300. O pagamento é concluído na própria conversa.
De acordo com o BB, para efetuar uma transferência por imagem, o cliente precisa apenas enviar, no WhatsApp do banco, uma foto contendo a chave Pix. A imagem pode incluir também o valor da transação. A operação é confirmada na própria conversa com o assistente virtual. O sistema identifica o conteúdo da imagem e, com base no contexto, apresenta ao usuário as transações recentes para facilitar o processo.
“A conversa com o assistente ocorre de forma espontânea e natural, proporcionando agilidade, praticidade e inovação no relacionamento com o cliente”, destacou o banco em nota oficial.
Veja abaixo como pagar um Pix por imagem:
– Envie a foto com a chave e, se houver, o valor do Pix, para o WhatsApp do banco
– Confira se os dados estão corretos e clique em “Continuar”
– No celular, insira a senha de seis dígitos do cartão e confirme a transação
– Se tudo der certo, a assistente virtual deverá enviar a mensagem “Seu Pix foi enviado!”, junto com um emoji, uma figurinha e um comprovante de pagamento.
As assistentes virtuais também costumam entender mensagens de áudio, no chamado Pix por comando de voz. Para acessá-la, basta enviar um áudio pelo WhatsApp com a chave e o valor desejado para a transação, e depois confirmar os dados e digitar a senha.