Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de novembro de 2018
O Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) é um dos feriados mais antigos e mais esperados nos EUA. Neste dia, que se celebra na quarta quinta-feira de novembro e que tem como objetivo agradecer as coisas boas que aconteceram, assinala-se o arranque da época festiva, que só termina com o dia de Ano Novo.
Mas como surgiu o Dia de Ação de Graças? O início desta celebração data de 1621, ano em que peregrinos ingleses chegaram ao que é hoje conhecido como Massachusetts e partilharam uma refeição com os nativos, que agradeciam o bom ano de colheitas que tinham tido – reza a lenda que, no ano anterior, a tribo tinha sofrido bastante com a falta de alimentos. De acordo com a imprensa norte-americana, o primeiro Dia de Ação de Graças ocorreu em outubro e durou três dias.
No entanto, há quem defenda que esta não foi a primeira vez que colonizadores e nativos se sentaram para partilhar uma refeição – historiadores argumentam que, dois anos antes, uma cerimônia semelhante ocorreu no Estado da Virgínia.
Certo é que, em 1863, durante a guerra civil norte-americana, o então presidente dos EUA Abraham Lincoln decretou o Dia de Ação de Graças como feriado nacional.
Hoje em dia, este feriado também é celebrado no Canadá e em várias ilhas do Caribe. Este ano, o feriado calha a 22 de novembro. Normalmente, as famílias e os amigos reúnem-se para almoçarem todos juntos e assistirem a jogos de futebol americano. Em várias cidades são organizadas paradas para assinalar este dia.
O prato principal neste dia é o peru. Não se sabe como surgiu esta tradição, mas o peru é um dos símbolos dos EUA. Estima-se que, anualmente, sejam consumidos 50 milhões de perus neste dia especial, refere um estudo da Universidade de Illinois.
Perdão
Em uma tradição anual de Ação de Graças, o presidente Donald Trump usou o poder de seu cargo para manter um par de perus fora da mesa no feriado desta quinta-feira. O perdão de Trump significa que os dois perus – um pássaro de 39 quilos chamado Peas e um de 41 quilos chamado Carrots – vão viver o resto de suas vidas em uma fazenda na Virgínia.
Ambos foram criados em uma fazenda perto de Huron, Dakota do Sul. A primeira-dama Melania Trump juntou-se ao marido para o ato de misericórdia realizado durante uma cerimônia alegre no Jardim das Rosas da Casa Branca.
O presidente George H.W. Bush restabeleceu a tradição do perdão de perus em 1989, poupando uma ave de 22 quilos. Trump viajou para sua propriedade na Flórida na terça para passar o feriado de Ação de Graças com a família.