Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de novembro de 2025
A Cúpula dos Chefes de Estado começou nesta quinta-feira (06), em Belém, se estendendo até sexta-feira (7), encerrando as discussões dos líderes antes da abertura oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que acontecerá na próxima segunda-feira (10).
O evento faz parte da agenda oficial da COP30, mas a data da sua realização foi antecipada por decisão do governo brasileiro. Essa é uma novidade, já que tradicionalmente, o encontro dos chefes de Estado costuma acontecer no dia de abertura da COP ou logo nos primeiros dias.
Na COP 29, realizada ano passado no Bacu, no Azerbaijão, a Cúpula dos Chefes de Estado aconteceu entre os dias 12 e 13 de novembro, um dia após a sua abertura.
Já alguns anos antes, na COP21 que aconteceu em Paris, na França, a abertura do evento e a reunião dos líderes acontece juntas, no dia 30 de novembro de 2015.
Por que a Cúpula dos Chefes de Estado foi antecipada?
A antecipação da Cúpula dos Chefes de Estado foi anunciada em março de 2025 e o governo brasileiro afirmou que isso ajudaria o setor hoteleiro e a logística em Belém.
“A cúpula faz parte da COP, e a antecipação é uma decisão do Brasil. Isso nos dá tempo para uma reflexão mais aprofundada, sem a pressão da rede hoteleira ou da cidade, além de ajudar a organizar melhor a abertura oficial do evento”, disse Valter Correia, secretário extraordinário para a COP30, na época do anúncio.
O setor hoteleiro em Belém enfrenta grande pressão para acomodar as 50 mil pessoas esperadas para a COP. Ao longo do ano, críticas foram feitas pela falta de acomodação e preços exorbitantes da hospedagem na cidade.
O presidente do grupo dos 54 países africanos, Richard Muyungi, chegou a manifestar publicamente a insatisfação das nações que ele representa em uma audiência no bureau da ONU Clima (UNFCCC) no começo de agosto. Já o Ministério do Turismo brasileiro afirmou que Belém tem mais de 53 mil leitos necessários para receber as pessoas.
Cúpula dos Líderes tem promessa de dinheiro alemão e investimento privado
O encerramento da Cúpula dos Líderes, evento que antecede a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30), nesta sexta-feira, 7, foi marcado por novas negociações em relação ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), uma das principais apostas do Brasil durante as reuniões em Belém.
O anfitrião Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a presença de dezenas de chefes de Estado para defender que o lucro do petróleo seja usado na transição energética e citou o etanol como exemplo. Com informações dos portais Valor Econômico e Terra.