Domingo, 28 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Beleza Entenda por que o cabelo fica grisalho e o que se pode fazer sobre isso

Compartilhe esta notícia:

Genética desempenha papel importante, mas hábitos também influenciam surgimento de fios brancos. (Foto: Reprodução/Instagram)

O cabelo grisalho é uma parte inevitável do envelhecimento. “Assim como a pele envelhece e os demais órgãos do corpo envelhecem, o cabelo também envelhece”, diz Helen He, professora assistente do Departamento de Dermatologia Kimberly e Eric J. Waldman da Icahn School of Medicine at Mount Sinai.

O processo de embranquecimento ocorre em velocidades diferentes para cada pessoa, afirma Helen, mas a maioria de nós começa a notar um aumento de fios grisalhos em algum momento dos 30 ou 40 anos, segundo a Academia Americana de Dermatologia. Por volta dessa fase, as células-tronco dos melanócitos — células do folículo capilar responsáveis por depositar pigmento no fio — podem começar a se esgotar ou a funcionar mal.

“Na verdade, ainda não se sabe muito bem por que as células-tronco dos melanócitos morrem”, comenta George Cotsarelis, chefe do departamento de dermatologia da Perelman School of Medicine da Universidade da Pensilvânia e pesquisador de células-tronco do folículo piloso. Mas há uma série de razões, incluindo estresse ou danos ao DNA, “que se acredita que talvez impeçam a sobrevivência dessas células-tronco”, afirma.

O processo, chamado senescência celular, faz com que o cabelo “perca gradualmente o pigmento ao longo do tempo”, explica Helen. Fios que antes eram pretos, castanhos, ruivos ou loiros começam a emergir do folículo em tons de cinza ou branco-prateado. Algumas pessoas também percebem que o cabelo grisalho tem uma textura mais grossa.

Indicadores

A idade continua sendo um dos principais indicadores de quando alguém provavelmente ficará grisalho. Um estudo de 2012 com mais de 4 mil participantes constatou que, entre 45 e 65 anos, quase três quartos tinham pelo menos parte do cabelo grisalho. Mas especialistas cada vez mais encaram isso como “um processo mais dinâmico”, comenta Natasha Mesinkovska, dermatologista da UCI Health que estuda o embranquecimento dos cabelos.

Antes, os especialistas viam o surgimento de fios grisalhos como algo que inevitavelmente acontecia com o envelhecimento. Pesquisas mais recentes sugerem que “o padrão de pigmentação é algo mais vivo do que algo imutável”, ensina Natasha. Isso significa que alguns fatores podem ter mais influência sobre o processo de embranquecimento do que você imagina.

Herança genética

Os genes não são a única influência, mas desempenham um papel importante. “No fim das contas, é isso que determina quando você vai ficar grisalho”, afirma Cotsarelis.

Cientistas identificaram genes que parecem contribuir para o embranquecimento dos cabelos e que também podem afetar características como calvície, formato das sobrancelhas e espessura da barba. Também há diferenças entre etnias. Pesquisas indicam que pessoas brancas tendem a ficar grisalhas mais cedo do que pessoas de ascendência africana e asiática, e loiros naturais podem apresentar uma porcentagem maior de fios grisalhos mais cedo.

O embranquecimento precoce — que não tem uma definição clara, segundo Cotsarelis, mas às vezes é considerado antes dos 20 anos para pessoas brancas, antes dos 25 para asiáticas e antes dos 30 para pessoas negras — também parece ser influenciado pela genética. Uma variante, chamada IRF4, está “fortemente associada ao embranquecimento mais precoce”, explica Natasha. E, embora seja raro, alguns distúrbios hereditários, como a síndrome de Griscelli, uma condição que causa problemas de pigmentação, podem resultar em cabelos grisalhos desde o nascimento.

Estilo de vida

Ainda há muita coisa que os especialistas não entendem sobre como o estilo de vida pode afetar o surgimento de fios grisalhos. Mas alguns estudos identificaram que certas deficiências nutricionais, como vitamina B12 e ferro, estão associadas ao aparecimento precoce de cabelos grisalhos.

Acredita-se também que o estresse desempenhe um papel. “Sempre se observa que pessoas sob estresse parecem ficar grisalhas”, destaca Sarah Millar, professora do departamento de ciências oncológicas e do departamento de dermatologia do Mount Sinai.

Um estudo de 2020 publicado na revista Nature constatou que, em camundongos, o estresse parecia causar a perda de células-tronco dos melanócitos. Quando o sistema nervoso simpático — também conhecido como resposta de “luta ou fuga” — era ativado, essas células-tronco “basicamente proliferavam, se diferenciavam e migravam para fora do seu nicho”, informa Sarah, que pesquisa células-tronco dos melanócitos.

Se você acha que está apresentando embranquecimento precoce, vale consultar um médico, orienta Natasha. “Se alguém chega até mim e diz: ‘Estou ficando grisalho cedo’, eu procuro a causa”, explica. Embora nem sempre exista um motivo específico que possa ser corrigido, às vezes tratar deficiências nutricionais, distúrbios da tireoide ou inflamações pode ajudar, acrescenta. Com informações de O Estado de S. Paulo.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Beleza

Estes alimentos gordurosos podem reduzir risco de demência, aponta estudo sueco
Viagem “ao passado” ou inspiração em filmes e séries? Conheça algumas tendências do turismo para 2026
https://www.osul.com.br/entenda-por-que-o-cabelo-fica-grisalho-e-o-que-se-pode-fazer-sobre-isso/ Entenda por que o cabelo fica grisalho e o que se pode fazer sobre isso 2025-12-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar