Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Entidades de imprensa criticam pontos de projeto sobre direito de resposta

Compartilhe esta notícia:

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), criticou, por meio de nota, a retomada do dispositivo que prevê que o ofendido possa dar a resposta ou fazer a retificação pessoalmente em veículo de rádio ou TV. (Foto: Reprodução)

Associações que reúnem meios de comunicação se mostraram contrárias a pontos específicos do projeto de lei aprovado nessa quarta-feira, no Senado, que regulamenta o direito de resposta nos órgãos de imprensa. A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), criticou, por meio de nota, a retomada do dispositivo que prevê que o ofendido possa dar a resposta ou fazer a retificação pessoalmente em veículo de rádio ou TV. Para a entidade, o trecho poderá inviabilizar o trabalho dos veículos de comunicação, limitando a atividade jornalística.

O trecho foi retirado do projeto quando aprovado pela Câmara, mas os senadores o reinseriram no texto quando a matéria voltou à Casa – onde já havia passado. Conforme a proposta, as empresas jornalísticas deverão publicar a resposta de quem se sentir ofendido gratuita e proporcionalmente ao conteúdo ofensivo.

Já a ANJ (Associação Nacional de Jornais) criticou outro dispositivo do texto. A proposta estabelece que, se o veículo de comunicação quiser recorrer de uma decisão judicial que o obrigue a publicar um direito de resposta, seu pedido será analisado por uma turma de juízes, tramitando no ritmo normal do judiciário, e não em regime acelerado, como será oferecido a quem se disser ofendido pela mídia. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Pelo terceiro dia seguido, dólar fecha abaixo dos 3 reais e 80 centavos
“Não torço pela prisão do Lula”, afirma o senador Aécio Neves
https://www.osul.com.br/entidades-de-imprensa-criticam-pontos-de-projeto-sobre-direito-de-resposta/ Entidades de imprensa criticam pontos de projeto sobre direito de resposta 2015-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar