Segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2016
Sindicalistas e estudantes realizam protestos nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre e em municípios do interior do RS, contra a PEC (proposta de emenda à Constituição) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A mobilização faz parte de uma convocação nacional de centrais sindicais.
Na Capital gaúcha, houve bloqueios em garagens de empresas de ônibus no início da manhã. Na Carris, no bairro Partenon, a Brigada Militar precisou intervir com bombas de efeito moral para que os manifestantes não impedissem a saída dos coletivos. O mesmo ocorreu também na Nortran, no bairro Passo das Pedras. Apesar dos atos, os ônibus circulam normalmente, conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
Protestos foram registrados em vias de grande movimentação na Capital, provocando caos no trânsito nesta manhã. Manifestantes concentraram-se na avenida Mauá em frente à rodoviária. Houve bloqueio total da avenida Ipiranga em frente ao campus da Pucrs, sentido Centro-bairro, e no cruzamento da Ipiranga com a Silva Só, no sentido bairro-Centro. Foi registrado confronto entre estudantes e a Brigada Militar, com o uso de bombas de gás lacrimogêneo.
Também ocorreu uma manifestação no cruzamento da Sarmento Leite com a Osvaldo Aranha, no sentido Centro-bairro, com bloqueios momentâneos da via. Depois, estudantes da Ufrgs bloquearam o sentido Centro-bairro da Osvaldo Aranha no cruzamento com a avenida Paulo Gama. Eles foram dispersados pela BM.

Grupo de manifestantes na avenida Mauá (Foto: EPTC/Divulgação)
Interior
Atos de sindicalistas impediram os ônibus de circular em Rio Grande e Pelotas, no Sul do Estado. Na BR-392, houve queima de pneus em três pontos, mas o trânsito está liberado, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Em Caxias do Sul, o transporte coletivo registra atrasos em função dos protestos.