Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Entrada de Lula no governo Dilma pode levar à saída de presidente do Banco Central

Compartilhe esta notícia:

Lula virou réu por tentar obstruir investigações (Foto: Banco de Dados)

A entrada de Luiz Inácio Lula da Silva no governo Dilma Rousseff pode levar a mudanças na condução da política econômica e pode provocar a saída do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Isso depende se Lula assumir um ministério, como está previsto para a manhã desta quarta-feira (16).

Tombini tem dito a interlocutores que não ficará no comando do banco se o governo optar por uma guinada na política econômica, que passaria por uma redução forçada na taxa de juros e venda de parte das reservas internacionais. Por outro lado, dentro do Palácio do Planalto há insatisfação em relação a Alexandre Tombini, que não estaria, na avaliação palaciana, adotando os remédios mais corretos neste momento para evitar uma recessão profunda no país.

Lula está tomando café da manhã nesta quarta-feira com a presidenta Dilma. O ministro Nelson Barbosa (Fazenda) foi chamado para a conversa, na qual o ex-presidente dará a resposta final ao convite da presidente, para discutir até onde é possível fazer mudanças nos rumos da política econômica.

Lula colocou como uma das condicionantes para aceitar o posto exatamente a adoção de medidas que resgatem a esperança de empresários e, principalmente, trabalhadores em relação aos rumos do País. Segundo o petista, o governo não vai conseguir conquistar o apoio de aliados e de sua base social contra o impeachment se não demonstrar que o país sairá em breve da recessão.

Nelson Barbosa chegou mais cedo ao Palácio da Alvorada para conversar com a presidente Dilma sobre o que é possível mudar na política econômica. Lula, se aceitar o convite de Dilma, pode ocupar tanto a Casa Civil como a Secretaria de Governo. Um assessor disse que a tendência era ele ir para a Casa Civil. (Folhapress)

O presidente do Banco Central Alexandre Tombini (Foto: Folhapress)

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini (Foto: Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Receita Federal emite mais de 204 mil CPFs com certidão de nascimento
O presidente Michel Temer vai criar o Ministério da Segurança Pública nesta segunda
https://www.osul.com.br/entrada-de-lula-no-governo-dilma-pode-levar-a-saida-de-presidente-do-banco-central/ Entrada de Lula no governo Dilma pode levar à saída de presidente do Banco Central 2016-03-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar