Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Entram em vigor nesta segunda-feira em Porto Alegre novas regras para escolas comunitárias e municipais

Compartilhe esta notícia:

Os alunos de grupo de risco ou cujos pais não autorizarem o retorno estarão sujeitos a regime especial de acompanhamento pela escola.

Foto: Alex Rocha/PMPA
Os alunos de grupo de risco ou cujos pais não autorizarem o retorno estarão sujeitos a regime especial de acompanhamento pela escola. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A partir desta segunda-feira (9), todos os profissionais que não tiverem sintomas de Covid-19 e não se enquadrarem nos grupos de risco e outras exceções legais devem realizar trabalho presencial, conforme suas escalas de trabalho – exceto as horas de planejamento, reuniões e formações, que deverão ser remotas. As atividades de contraturno serão retomadas a partir de 9 de novembro e serão realizadas exclusivamente por instituições parceiras. A prefeitura determinou na quinta-feira (5) as regras para a continuidade do ano letivo 2020 nas escolas estatais e comunitárias de Porto Alegre.

A instrução normativa foi publicada em edição extra do Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre). Segundo a determinação, das 800 horas obrigatórias, pelo menos 400 deverão ser presenciais. Os alunos de grupo de risco ou cujos pais não autorizarem o retorno estarão sujeitos a regime especial de acompanhamento pela escola. Para evitar aglomerações, o horário de início das aulas poderá ser alterado, mas o funcionamento da escola permanece o mesmo. Se o número permitido para a frequência simultânea em uma sala de aula exceder o previsto no Decreto 20.747, de 1º de outubro de 2020, a instituição de ensino deverá organizar uma escala semanal para as atividades presenciais.

O registro de todas as atividades escolares, presenciais ou remotas, deverá ser feito pela plataforma Córtex, cujo uso foi prorrogado até o fim de 2021. O prazo para a contabilização de horas aula relativas à validação das atividades realizadas até outubro é o dia 30 de novembro de 2020. Após a validação e estabelecido o número de horas aproveitadas desde o início do ano letivo, cada escola irá redefinir seus calendários, que deverão ser publicados no Diário Oficial de Porto Alegre.

A prefeitura informa ainda que as férias para os professores serão concedidas após a conclusão do ano letivo, conforme previsto no Estatuto do Servidor Público (Lei Complementar 133/1985).

Plataforma renovada

A doação ao Município da permissão de uso da plataforma digital Córtex, feita em junho para o ensino remoto durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, foi renovada até o fim de 2021. A Córtex permite o registro das atividades e inclui recursos para a interação entre estudantes, professores e pais, ajudando a manter o vínculo entre alunos e seus docentes e estimulando a participação da família durante a pandemia e após a retomada das atividades presenciais nas escolas. A plataforma está à disposição de 40 mil alunos do 1º ao 9º ano de 56 escolas municipais e duas comunitárias que oferecem o ensino fundamental.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Justiça dá três dias para multinacional garantir retomada total de energia no Amapá
Ação da Brigada Militar em parceria com Secretaria da Agricultura flagra contrabando de bovinos
https://www.osul.com.br/entram-em-vigor-nesta-segunda-feira-em-porto-alegre-novas-regras-para-escolas-comunitarias-e-municipais/ Entram em vigor nesta segunda-feira em Porto Alegre novas regras para escolas comunitárias e municipais 2020-11-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar