Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

Variedades Envelhecer com saúde e comer bem estão diretamente ligados

Compartilhe esta notícia:

É preciso manter uma boa dieta para se ter uma vida saudável e um envelhecimento saudável. (Foto: Reprodução)

A dieta é uma grande aliada para retardar o envelhecimento e ponto final. Não tem como fugir disso: se você chegar na melhor idade esbanjando saúde, precisa comer bem.

A médica nutróloga Dra. Valéria Goulart, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), afirma que, se homens e mulheres souberem se alimentar corretamente, podem atingir até 100 anos com disposição e saúde. “O envelhecimento é um processo contínuo de queda das capacidades físicas e mentais, porém, os hábitos saudáveis que forem incluídos na alimentação podem beneficiar a saúde do coração, o bom funcionamento cerebral e as funções vitais do organismo”, declarou.

O sistema cardiovascular, por exemplo, pode ser beneficiado com azeite de oliva extra-virgem e casca de uva, pois ajudam a manter as artérias jovens. Fique atento também na escolha do azeite: o comum, é o que traz menos benéfico à saúde. O virgem fica no meio do ranking enquanto o melhor é o extravirgem, pois ele oferece melhor sabor e mais benefícios à saúde, já que possui menos acidez e mais antioxidantes

A aveia, previne o envelhecimento dos tecidos do coração e a castanha-do-pára controla a produção de radicais livres, desacelera o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardíacas.

Ingerir salmão pelo menos três vezes por semana, contribui para um bom desempenho da memória, pois são alimentos ricos em componentes do Ômega-3. Os grãos integrais também ajudam a envelhecer bem.

Se você comer fígado de boi, bife de soja e, eventualmente, gema de ovo é possível otimizar as funções cerebrais. Na maçã são encontrados flavonóides, tipo de fitonutrientes que garantem a proteção contra danos nas células.

O organismo humano renova-se constantemente e gera cerca de 300 milhões de novas células a cada dia. Por isso, é preciso manter uma boa dieta para que sejam consumidos todos os nutrientes necessários para uma vida saudável e um envelhecimento saudável.

Dicas para chegar aos 100 anos

1-Coma vegetais: Um estudo feito pela Universidade de Palermo, na Itália, mostrou que as pessoas com 100 ou mais anos de idade da Sicília tinham uma dieta riquíssima em vegetais e grãos integrais e pobre de carboidratos refinados. Os vegetais são uma das melhores fontes de antioxidantes e fitoquímicos. Já se demonstrou que dietas à base de verduras e leguminosas conseguem desacelerar o processo de envelhecimento.

2-Reduza o tamanho das porções: Se um idoso com mais de 80 anos olhar para o tamanho de uma porção hoje em dia, certamente vai se espantar. Antigamente, elas eram, digamos assim, muito mais normais. Reduza o tamanho dos seus pratos e procure comer porções menores, várias vezes ao dia. O segredo é comer até se sentir quase repleto, nunca estufado.

3-Drinques? Poucos, por favor. Um estudo já revelou que pessoas que bebem muito e fumam apresentam um envelhecimento prematuro do cérebro, o que acaba por afetar a memória e a rapidez para pensar.

4-Mantenha o condicionamento. É importante saber se você está em forma ou não para tentar chegar aos 100 anos de idade. Para isso, existe um truque simples que mede o grau de condicionamento.

Meça a sua frequência cardíaca em repouso, sentado em uma cadeira, e anote (FC1). Em seguida, faça 30 agachamentos profundos, em que as coxas quase desçam no chão, em 45 segundos (no mínimo), e anote a frequência cardíaca ao terminar (FC2). Se acabar os 30 agachamentos antes do tempo determinado, continue fazendo até cumpri-lo. Volte a medir a frequência cardíaca 1 minutos depois (FC3). Aplique a fórmula [(FC1 + FC2 + FC3) – 200]/10. Quanto mais próximo de 0, melhor está seu condicionamento. Valores entre 3 e 8 indicam um bom condicionamento. Contudo, se o valor for mais que 15, ele está muito ruim.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Simone, dupla de Simaria, dá à luz Zaya
Pela primeira vez, vamos ouvir os sons de Marte, comemora brasileiro na Nasa
Deixe seu comentário
Pode te interessar