Sábado, 14 de fevereiro de 2026
Por Cláudio Humberto | 10 de fevereiro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Entre os documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos que mencionam o empresário brasileiro Eike Batista, há um pedido de Jeffrey Epstein, o financista americano condenado por tráfico sexual de menores, ao sultão Ahmed bin Sulayem. “Sei que Eike Batista abordou Hutchinson para uma joint venture em um novo porto no Brasil, ele está com problemas de caixa… algum interesse?”, escreveu Epstein em agosto de 2012. O sultão não demonstrou grande interesse.
Conexão
O sultão bin Sulayem, atual CEO da DP World, conglomerado de logística e portos, é figura recorrente e carimbada no caso Epstein.
Contexto
Hutchison é um grupo multinacional de gerenciamento de portos para contêiners, com atuação principalmente na China e Hong Kong.
Dúzia de citações
Os documentos divulgados apontam 12 encontros entre um emissário de Epstein (o consultor inglês Ian Osborne) e Eike Batista.
Sem memória
O brasileiro tem dito através de sua assessoria que não se lembra dos encontros com o emissário e nunca lidou diretamente com Epstein.
Omissão do MEC vira investigação no TCU
Nesta segunda-feira (9), o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu processo para apurar se houve omissão do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na execução do PNLD 2026, programa do governo que distribui livros e material didáticos a escolas e alunos da rede pública. A denúncia apura a falta de livros em Braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas, que atingiu mais de 45 mil estudantes, todos sem material para o novo ano.
Afronta
A denúncia, assinada pelo deputado Sanderson (PL-RS), aponta que a falta dos livros compromete o acesso à educação, direito constitucional.
Auditoria técnica
O relator do processo no TCU é o ministro Augusto Nardes e está sob responsabilidade da auditoria de Educação, Cultura e Direitos Humanos.
Governo ao contrário
“Dinheiro sobre para suas gastanças, mas falta para acessibilidade e para quem realmente precisa. Prioridades invertidas”, disse Sanderson.
Só um exemplo
Adriana Ventura (União-SP) critica a “falta de coração” de Lula, que deixou alunos cegos sem livros em Braille. Segundo a deputada, R$40 milhões resolveriam, valor inferior ao torrado em viagens, por exemplo.
De mal a pior
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) escancarou o fiasco e o contraste de Lula na condução das estatais ao apontar o rombo bilionário em 2025: ‘No governo Bolsonaro, registraram lucro; no governo Lula, dão prejuízo’
Tragédias anunciadas
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anda impressionado com o número de motociclistas sem CNH circulando no País. Ele disse à coluna que não têm habilitação 54% dos CPFs proprietários de motos.
Blindagem garantida
Integrantes da CPMI do INSS acham que a jogada do deputado estadual Edson Queiroz (PSB), submetendo-se a cirurgia às vésperas de depor, vai se arrastar até a conclusão dos trabalhos, no fim de março.
Choque geral
O ex-candidato a presidente Padre Kelmon se espantou com o ativismo político do padre que negou eucaristia a quem apoiou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). “Essa é a esquerda em sua essência”, diz.
Espasmo ou exercício?
Para o deputado Kim Kataguiri (União-SP), Lula “já não esconde seus espasmos autoritários” e que, para o PT, partido do presidente, a boa relação com a imprensa “só é boa quando ela está de joelhos”.
Flopou
Pré-candidato ao governo baiano, o ex-prefeito de Salvador (BA) disse que Lula “não saiu muito feliz” da sua passagem pela Bahia porque o PT, apesar de ser dono da máquina estatal, realizou eventos esvaziados e “fracassados”, disse, para comemorar o aniversário do partido.
Torneira
O deputado Mário Frias (PL-SP) reafirmou sua postura em relação à Lei Rouanet, após divulgar imagem gerada por IA: “Eu fechei a torneira da farra, sim. E faria de novo. Porque respeito dinheiro público e o povo”.
Pergunta no jargão
Se não é paz e amor, é guerra é ódio?
Poder sem Pudor
Objetividade
Ernani Sátiro era governador da Paraíba e receberia prefeito do interior. Antes da audiência, o prefeito foi advertido pelo chefe de gabinete para ir direto ao assunto porque o governador era muito objetivo. Diante do governador, o prefeito tentou objetivar: “Vim tratar de dois assuntos. Eu sei que o senhor é objetivo e prático…”. Ernani Sátiro interrompeu: “Muito bem, amigo velho, diga então qual o segundo assunto”.
Cláudio Humberto
@diariodopoder
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Cláudio Humberto
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
No fundo, Epstein não passava de um espião que criava armadilhas para políticos, bilionários e intelectuais com o objetivo de chantageá-los para que os Estados Unidos ficassem de joelhos para um certo país. Montem um dossiê de cada um, e basta ameaçar que vai tornar público seus podres que todos ele cumprirão as ordens. Assim, o império estadunidense começa a ruir. Aqueles que diziam protetores da família, eram pedófilos. Os que diziam ser cristãos, participavam de rituais macabros. Quem dizia trabalhar pelo povo não passava de um serviçal de uma elite invisível. O dinheiro brotava como uma mina d’água e… Leia mais »
O ATO DE APOIAR
Apoiar alguém diz muito sobre nós mesmos.
Nossas escolhas refletem nossos valores pessoais e nossas prioridades.
Quando alguém opta por apoiar e legitimar o poder nas mãos de um pedófilo, perverso e racista, mostra um reflexo de si mesmo nessa sustentação.
É muito incongruente e moralmente impossível ter um discurso de apoio a valores familiares e dar apoio a este tipo de lixo humano.
Quem apoia o comunismo disfarçado de “socialismo” lulopetista está apoiando o pai da mentira, que é o diabo.
Defendendo o laranjão pedófilo?
O pai na CADEIA e Eduardo Bolsonaro curte ondas de LUXO em Abu Dhabi. ?♂️ A viagem, paga com dinheiro público, gera revolta até entre os aliados.
Farra internacional! Eduardo Bolsonaro surfa em Abu Dhabi e revolta até olavistas
Se todo CIDADÃO PATRIOTA lesse e entendesse O MÍNIMO das funções de cada um NA DEMOCRACIA, entenderia que a ARMADA não é, e, nunca foi O 4° PODER DA REPÚBLICA, como os GOLPISTAS TENTARAM BOTAR NA CABEÇA DO POVO.
As FORÇAS ARMADAS são para defender a nação de PERIGOS EXTERNOS, e, SUBORDINADAS ao governo DEMOCRÁTICAMENTE CONSTITUIDO, e, não a GOLPISTAS! ???
Mais uma desumanidade de Luís, Primeiro tirou a verba das APAES , depois , junto com Lulinha mesada, roubou dos aposentados e PcDs, agora prejudica as crianças com deficiência Visual sem livros em Braille …. só os aloprados, que são cegos de inteligência, para defender este crápula….
Provas?
Face News é crime, camarada. Divulgar mentiras…
Pensando bem…
…o “lulinha paz e amor” sempre foi o ódio “do bem” do comunismo disfarçado de “socialismo”…
E o pior é que os adoradores da seita diabólica tem certeza que o crápula é a “alma viva mais honesta da face da terra”…
Brasil melhorando a cada dia. Bolsa de valores, dólar baixo, inflação baixa. Programas sociais funcionando, exportações superavitarias, pleno emprego, salário mínimo subindo acima da inflação todos os anos, e a previsão da direita golpista de ué BRASIL VIRARIA UMA VENEZUELA caindo por terra. Te liga kreusa, tá ligado?? Quaquaquaqua
Vandeca Aloprada, tu vive na jumentolândia da ilha da fantasia lulopetista.
Colunista cabo eleitoral da direita golpista. Fez parte de1990 a 1992 do governo COLLOR, o governo mais corrupto de todos os tempos. COLLOR foi impichado por alta corrupção. Colunista não se conformou. Hoje apoia a direita golpista. Defende jair MESSIAS. Os seus 2 pupilos presos: 1 por corrupção. Outro por golpe de estado. E agora apoio total ao filho do MESSIAS que está na França beijando a mão dos fascistas. Como pode ter gente apoiando esses muquiranas? Fica a pergunta.
Já lambeu a língua podre do teu encantador hoje, Vandeca Aloprada?