Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de dezembro de 2025
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, entre os dias 22 e 28 de dezembro de 2025, um total de 58 operações com radar portátil em diferentes pontos de Porto Alegre. Ao todo, 17.322 veículos foram monitorados durante as ações, que integram a estratégia de combate ao excesso de velocidade e de redução de sinistros e vítimas no trânsito da capital.
No período, apenas 13 veículos foram autuados por circular acima de 100 km/h, o que representa 0,075% do total de condutores e demonstra o respeito à sinalização pela maior parte dos usuários das vias públicas. A infração de exceder o limite de velocidade em mais de 50% é considerada gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 880,41 e resulta em suspensão do direito de dirigir.
Os flagrantes de maior desrespeito ao limite de velocidade ocorreram nos seguintes locais:
– 120 km/h – Avenida Bento Gonçalves (moto);
– 117 km/h – Avenida Bento Gonçalves (moto);
– 116 km/h – Avenida Sertório (moto);
– 113 km/h – Avenida Ipiranga (moto);
– 111 km/h – Avenida Bento Gonçalves (carro).
Condutas de risco
As ações buscam coibir condutas de risco e reforçar o caráter preventivo da fiscalização. A EPTC mantém operações diárias em turnos alternados, com prioridade para as vias de maior fluxo e locais com indicadores de acidentalidade.
Veja abaixo os locais da Operação Radar de 29/12 a 02/01:
– Avenida Assis Brasil;
– Avenida Baltazar de Oliveira Garcia;
– Avenida Bento Gonçalves;
– Avenida Borges de Medeiros;
– Avenida Dante Ângelo Pilla;
– Avenida Diário de Notícias;
– Avenida Dom Pedro II;
– Avenida Edvaldo Pereira Paiva;
– Avenida Ipiranga;
– Avenida Juca Batista;
– Avenida Padre Cacique;
– Avenida Plinio Kroeff;
– Avenida Sen. Tarso Dutra;
– Avenida Sertório.
Mapa interativo
O mapa interativo com todos os equipamentos de fiscalização eletrônica pode ser consultado no site EPTC Transparente, e as localizações de radares móveis também são informadas pelo aplicativo Waze, com indicação do limite de velocidade permitido em cada via.