Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Equador declara estado de emergência por causa de vulcão

Compartilhe esta notícia:

Governo determinou a retirada da população de região próxima ao vulcão Cotopaxi. (Dolores Ochoa/AP)

 

O presidente do Equador, Rafael Correa, decretou neste sábado (15) estado de emergência após a atividade incomum do vulcão Cotopaxi, que liberou cinzas e pequenas explosões.

Correa também havia ordenado, como forma preventiva, a retirada da população que vive na região. As autoridades de segurança do Equador, porém, decidiram suspender o processo de alguns povoados.

De acordo com o ministro de Segurança, César Navas, os cidadãos de Lasso, Mulaló e das comunidades que vivem perto do rio Cutuchi podem voltar para suas casas.

A decisão foi tomada após se observar que não há “uma potencial ameaça” de lavas atingirem essas regiões. Os dados foram coletados por meio de um sobrevoo no qual participaram técnicos do Instituto Geofísico e de órgãos de segurança do Estado.

A retirada preventiva da população continua em vigor para El Pedregal e a região de Loreto, um povoado com cerca de 400 habitantes.

Navas pediu que as pessoas não se influenciem por falsos rumores e insistiu que é mantido o alerta amarelo de prevenção.

O decreto de Correa destaca que, para garantir a segurança da população, será instalada a censura prévia na divulgação de informações sobre o processo de erupção do vulcão Cotopaxi.

“Os cidadãos só poderão ser informados pelos boletins oficiais que serão emitidos pelo Ministério Coordenador de Segurança, ficando proibida a difusão de informação não autorizada por qualquer meio de comunicação, seja público ou privado ou através de redes sociais”, diz.

De acordo com o decreto, a censura prévia será “restrita à informação relacionada a essa emergência”.

“O estado de emergência durará o tempo necessário para enfrentar o processo eruptivo do vulcão Cotopaxi, mas não poderá estender-se por mais de 60 dias”, finaliza o documento. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O ex-diretor da campanha eleitoral de Donald Trump à presidência dos EUA se entrega ao FBI
Manifestação contra o governo federal toma ruas de Porto Alegre; veja fotos
https://www.osul.com.br/equador-declara-estado-de-emergencia-por-causa-de-vulcao/ Equador declara estado de emergência por causa de vulcão 2015-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar