Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Equipamento que detecta casos graves de dengue tem seu uso ampliado em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Hemoglobinômetro deve estar disponível em pelo menos seis unidades de saúde nos próximos dias. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre ampliou para seis os pontos de atendimento com uso do hemoglobinômetro, equipamento que permite a triagem rápida de casos graves de dengue. Além do posto Passo das Pedras I, a tecnologia já está disponível nas unidades Primeiro de Maio, Camaquã, Morro Santana e Centro de Saúde Modelo.

Na próxima segunda-feira (5), também deve ser incorporado aos serviços da tenda de hidratação montada em parceria com o Exército no Stock Center. O estabelecimento se localiza na avenida Manoel Elias nº 901, bairro Passo das Pedras (Zona Norte).

O hemoglobinômetro é um dispositivo portátil que mede, de forma instantânea, os índices de hemoglobina e hematócrito no sangue. Ambos são parâmetros fundamentais para a identificação precoce de casos da doença com risco de agravamento.

“Com essa tecnologia, conseguimos acelerar o diagnóstico de quadros mais graves, garantindo intervenções rápidas e precisas, o que pode fazer toda a diferença na evolução clínica do paciente”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Reforço no atendimento

A nova tenda de hidratação no Stock Center, que contará com mais de 20 profissionais de saúde, tem início de suas atividades marcado para a segunda-feira, 5, com atendimento diário das 8h às 22h. Além da nova tecnologia, também estará disponível no local o teste rápido para o antígeno NS1, que auxilia na detecção precoce da infecção pelo vírus da dengue.

Porto Alegre enfrenta circulação simultânea dos sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3, o que aumenta o risco de formas graves da doença. Os bairros mais afetados incluem Passo das Pedras, Jardim Itu e Jardim Sabará. O mais recente boletim epidemiológico da capital gaúcha, divulgado nessa quarta-feira (30), contabiliza mais de 5,2 mil casos confirmados da doença, dos quais três tiveram desfecho fatal.

Nos últimos dias, cinco tendas foram montadas ao lado de postos de saúde da Capital para reforçar o atendimento. As estruturas, fornecidas pelo Exército, funcionam junto aos postos Modelo, Primeiro de Maio, Santa Fé, Camaquã e Timbaúva, no mesmo horário das unidades.

O Grupo Hospitalar Conceição instalou uma tenda da Força Nacional do SUS junto à unidade de pronto atendimento (UPA) Moacyr Scliar, com demanda exclusiva para casos de dengue e expediente 24 horas por dia. Desde o último dia 17, já foram realizados cerca de 1,2 mil atendimentos no local.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Morre em Porto Alegre a freira gaúcha reconhecida como a pessoa mais longeva do mundo
https://www.osul.com.br/equipamento-que-detecta-casos-graves-de-dengue-tem-seu-uso-ampliado-em-porto-alegre/ Equipamento que detecta casos graves de dengue tem seu uso ampliado em Porto Alegre 2025-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar