Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2019
Com o objetivo de treinar as diferentes equipes e serviços que atuam no Porto Alegre Airport (Aeroporto Internacional Salgado Filho) em como proceder durante uma eventual emergência aeroportuária, a direção do local realizou, nesta quinta-feira (26), um exercício simulado de emergência.
A atividade segue normativa da Agência Nacional de Aviação Civil (RBAC 153) e aconteceu durante a manhã desta quinta, em área restrita. A ação foi desenhada em parceria com a SAMU e coordenada com os órgãos competentes e companhias aéreas para que nenhum impacto fosse gerado na operação do aeroporto.
O exercício teve como objetivo revisar e checar os processos e procedimentos adotados no caso de uma emergência em aeródromo, tendo como prioridade salvar vidas.
Foi feita a simulação de uma explosão de uma aeronave no momento do abastecimento. Os órgãos responsáveis foram acionados e houve o resgate das vítimas. O treinamento foi realizado no Pátio 2 do aeroporto e contou com a participação de 50 voluntários.
Participaram do exercício a Total Cargo, que cedeu a aeronave; a BR Petrobras; os serviços de atendimento móvel da SAMU, da Unimed, da Ecco Salva, da Transul e da MED MAIS, que realiza o serviço de atendimento médico ao aeroporto; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; EPTC; Instituto Geral de Perícias; Cenipa; Decea; Corpo de Bombeiros; Seção Contraincêndio do aeroporto; e Defesa Civil do Município. Ao todo, o simulado teve o envolvimento de nove ambulâncias, um helicóptero da Polícia Civil, 12 motos da EPTC e uma viatura da PRF. Também compareceram duas viaturas da Defesa Civil e uma da Brigada Militar.