Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de agosto de 2025
Você provavelmente já apertou um botão errado no celular, deletou aquele arquivo importante ou mandou uma figurinha constrangedora no grupo da família. A boa notícia é que você não está sozinho no universo das trapalhadas tecnológicas. A história da inovação está cheia de erros que, por um capricho do destino, viraram invenções geniais. Prepare-se para se sentir um gênio incompreendido – ou ao menos, menos culpado por suas gafes digitais – com essa lista de erros que viraram acertos históricos.
– O micro-ondas – quando o lanche derreteu antes da ideia: O engenheiro Percy Spencer estava brincando… quer dizer, testando um radar nos anos 1940, quando percebeu que a barra de chocolate no bolso simplesmente derreteu. Ao invés de processar a empresa por danos térmicos, ele teve um estalo: “E se isso cozinhasse comida?” Anos depois, nasceu o micro-ondas. O Post-it — a cola que não colava Imagine criar uma supercola e descobrir que ela é… uma colinha mequetrefe.
Foi o que aconteceu com Spencer Silver, que em 1968 inventou um adesivo que mal grudava. O projeto foi deixado de lado até que um colega teve a brilhante ideia de usá-lo para marcar páginas de uma coleção de hinos. Assim nasceu o Post-it — o queridinho de escritórios e estudantes.
– O Dropbox – porque o cara esquecia o pen drive: Drew Houston, fundador do Dropbox, teve a ideia porque vivia esquecendo o pendrive na casa, no trabalho, na mochila… Cansado de perder arquivos, criou um jeito de acessá-los de qualquer lugar. Detalhe: ele criou o primeiro protótipo durante uma viagem de ônibus.
– O bug que deu nome ao… bug: Em 1947, uma equipe encontrou um problema em um computador primitivo: uma mariposa presa dentro da máquina. Literalmente, um “bug”. A criatura foi retirada e colada no caderno de registro com a nota: “Primeiro caso real de bug encontrado.” E o termo virou sinônimo de falha tecnológica para sempre. Moral da história Se você errar, insista. Pode estar inventando a próxima revolução digital. E da próxima vez que algo der errado no seu computador, respire fundo. Pode ser só o universo testando sua criatividade. As informações são do jornal Extra.