Sexta-feira, 03 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

Geral Escola Aberta Vila Cruzeiro do Sul pode estar com os dias contados

Compartilhe esta notícia:

Instituição funciona em prédio da Fase, que estaria planejando reformá-lo para outra destinação. (foto: Reprodução)

Professores e funcionários da Escola Estadual Ensino Fundamental Vila Cruzeiro Do Sul, conhecida como Escola Aberta da Cruzeiro, poderão ser retirados do único andar que ocupam em um dos prédios da Fase (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo), na avenida Capivari, 2020. A fundação pretende reformar o edifício e transformar a escola – um dos pontos de referência em acolhimento na cidade – em uma série de oficinas para seus internos. Em repúdio à mudança, professores e funcionários do colégio planejam um protesto na segunda-feira (11).

Redistribuição de alunos e de professores
“Queremos sensibilizar a comunidade sobre o assunto. A rotina de alunos, professores e funcionários será alterada e nossa escola, que oferece um atendimento diferenciado, de janeiro a janeiro, pois nunca fechamos, às crianças em situação de risco nas imediações e até mesmo aulas noturnas aos papeleiros, será retirada da rede de educação pública da cidade”, sustenta a diretora da instituição, Giseli Silveira Oliveira.  Atualmente, o colégio dá suporte a 206 alunos. “Vidas estão em jogo. Uma lista de alunos para redistribuição já está sendo pedida para apresentação”, destaca Giseli.

Sondagem
Em contraponto, a coordenadora da 1ª CRE (Coordenadoria Regional da Educação), Jurema Garzella, informou que o fechamento da Escola Aberta Vila Cruzeiro do Sul ainda não foi definido. “O que ocorre é uma sondagem na qual está sendo avaliada a qualidade, os custos e os benefícios da escola para a comunidade. Além disso, o prédio em que o colégio está instalado deve ser desocupado para restauração, uma exigência do órgão que é proprietário da edificação, a Fase. A Fundação recebeu recursos do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], que serão destinados a reformas estruturais”, explicou.

“A Fase tem prazo para iniciar suas obras. Não pode perder sua verba”, completou Jurema. Ela acrescentou que outras escolas nas proximidades do colégio Vila Cruzeiro do Sul estão sendo sondadas para receber os alunos, mas frisou que o fechamento da Escola Aberta ainda não está decidido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Polícia pede prisão preventiva de suspeito de disparar tiro que matou PM
Waldir Maranhão recolhe cabines de votação e diz que fará eleição na Câmara na quinta
Deixe seu comentário
Pode te interessar