Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2015
Uma mensagem escrita pelo físico Albert Einstein há mais de 60 anos foi resgatada do cofre de uma escola de Porto Alegre. O documento foi datilografado e assinado pelo físico a pedido do padre jesuíta Gaspar Dutra, que passava temporada de estudos nos Estados Unidos. Com o crescimento do nazismo na Europa, o cientista, que era judeu, se refugiou em território americano, onde veio a morrer em abril de 1955.
Dutra encontrou com Einstein em 1951 e aproveitou a oportunidade para pedir uma mensagem de incentivo para os alunos do colégio Anchieta de Porto Alegre. A mensagem foi datilografada em alemão e assinada por Einstein, e ficou guardada no cofre do colégio. Recentemente uma perita atestou a veracidade do documento, e uma cópia passou a ser exposta no museu do colégio.
O coordenador de educação infantil e fundamental do Colégio Anchieta, Dario Schneider conta que não se tem muitos detalhes sobre como ocorreu o encontro entre o físico e o religioso, mas diz que o encontro reflete a filosofia educacional de ambos.