Domingo, 17 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Escola municipal de Porto Alegre é classificada para a Robocup, maior evento de robótica da América Latina

Compartilhe esta notícia:

O projeto de robótica da escola atende cerca de 240 estudantes

Foto: Divulgação
O projeto de robótica da escola atende cerca de 240 estudantes. (Foto: Divulgação)

Alunos da Escola Municipal Professora Ana Íris do Amaral, localizada na avenida Mário Meneghetti, 1000, no Morro Santana, em Porto Alegre, se classificaram para a Robocup, maior competição de robótica da América Latina.

O projeto de robótica da escola atende cerca de 240 estudantes, do 1º ao 9º ano, e vem conquistando espaço no cenário nacional desde a sua retomada, em 2022. De lá para cá, os alunos já venceram a Salão de Iniciação Científica da Prefeitura de Porto Alegre, ganhando o prêmio de Melhor Pesquisa no Festival Marista de Robótica, foram campeões estaduais da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e participaram da Robocup 2024, em Goiânia (GO).

Em 2025, eles farão história novamente: três equipes foram classificadas para a Mostra Nacional de Robótica e uma equipe formada só por meninas — bicampeã estadual — vai representar o Rio Grande do Sul na modalidade artística da OBR. O evento será realizado de 14 a 19 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo.

Segundo as professoras responsáveis Camila Reis e Patrícia Bandeira da Rosa, com assessoria de Ana Cristina Motta, o projeto vai além da tecnologia. A iniciativa mostra que a rede municipal é capaz de promover, através de empenho, dedicação e disciplina, oportunidades de aprendizado inovadoras, aproximando os alunos da ciência e da tecnologia.

“Mesmo com poucos recursos, conseguimos desenvolver robôs, participar de competições, representar à altura e motivar nossos alunos a sonharem mais alto”, explicam as educadoras.

Apoio necessário

A prefeitura está garantindo transporte, hospedagem e alimentação, mas ainda é necessário arrecadar cerca de R$ 5.000 para complementar o projeto com camisetas, pilhas, baterias, placas de Arduíno extras e uma pista de MDF para treinos.

A comunidade pode ajudar de três formas:

– Contribuindo na vaquinha online: https://www.vakinha.com.br/5733989

– Doando pilhas ou materiais diretamente na escola

– Compartilhando a campanha nas redes sociais para alcançar mais apoiadores

Redes sociais para acompanhar

Instagram da escola: @etnoboticos

Instagram oficial da OBR: @olimpiadabrasileiraderobotica

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Hamas diz que está estudando a proposta de Donald Trump para o fim da guerra na Faixa de Gaza
Comissão do Congresso amplia fundo eleitoral para quase R$ 5 bilhões para financiamento de campanhas em 2026
Pode te interessar