Terça-feira, 17 de setembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Escolas alagadas na Zona Norte de Porto Alegre passam por vistoria da prefeitura

Compartilhe esta notícia:

Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas pela enchente.

Foto: Julia Azevedo/SMED/PMPA
Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas pela enchente. (Foto: Julia Azevedo/SMED/PMPA)

A secretaria de Educação (Smed)de Porto Alegre acessou os prédios das duas escolas próprias da rede municipal localizadas no bairro Sarandi. A Escola de Educação Infantil Vila Elizabeth passou por vistoria nesta segunda-feira (10), e a Escola de Ensino Fundamental Presidente João Goulart será visitada na manhã desta terça-feira (11).

A escola de educação infantil atende 102 alunos e a de ensino fundamental 668.

“As duas unidades do Sarandi foram as últimas a terem o acesso liberado e apresentam o pior cenário dentre as escolas afetadas. A água superou os 3 metros de altura no interior dos prédios e todas salas, pisos, forros de madeira e a parte elétrica estão comprometidos. Após a vistoria, está previsto para a próxima quinta-feira o início da limpeza da Emei Vila Elizabeth”, afirma o secretário de Educação, Maurício Cunha.

Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas pela enchente: 14 escolas próprias e 27 da rede conveniada foram total ou parcialmente alagadas. Em 12 unidades o processo de limpeza já iniciou. Os serviços são realizados por uma empresa especializada e contam com investimento de R$ 1,6 milhão.

Aulas na rede municipal

Nesta segunda, 84 escolas próprias e 190 conveniadas da rede municipal de ensino retomaram o calendário escolar. As instituições atendem cerca de 58 mil alunos, o que corresponde a 85% dos estudantes de Porto Alegre. Permanecem sem atividades escolares as 14 unidades próprias e 27 conveniadas alagadas durante as enchentes. Além disso a escola de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta) atua como abrigo.

“A escola é o principal espaço civilizador da nossa sociedade, e a retomada e manutenção das atividades escolares são essenciais para a aprendizagem e para a volta ao cotidiano da cidade”, afirma Cunha.

Na última sexta-feira (7), foram nomeados 60 novos professores efetivos para a rede municipal de ensino. São candidatos aprovados nos concursos públicos 722 a 736, homologados em julho de 2023. Com o anúncio, desde 2021, conforme a prefeitura, foram nomeados 1.430 professores e 419 monitores, o maior número das últimas duas décadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Quase 200 mil famílias gaúchas já foram aprovadas no Auxílio Reconstrução
Caixa Federal cadastra imóveis para venda que contemplarão desalojados no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/escolas-alagadas-na-zona-norte-de-porto-alegre-passam-por-vistoria-da-prefeitura/ Escolas alagadas na Zona Norte de Porto Alegre passam por vistoria da prefeitura 2024-06-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar