Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Espião de Israel é libertado nos Estados Unidos após ficar 30 anos preso

Compartilhe esta notícia:

Povo de Israel saúda a libertação de Jonathan Pollard. (Foto: Reprodução)

O espião israelense Jonathan Pollard, preso em 1985 e condenado à prisão perpétua em 1987 nos Estados Unidos, foi libertado na manhã desta sexta-feira (20), anunciou a polícia israelense em comunicado.

“O povo de Israel saúda a libertação de Jonathan Pollard”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. “Após três longas e duras décadas, Jonathan está finalmente de volta com sua família.”

A decisão foi tomada, em julho deste ano, por unanimidade pelos três membros da Comissão independente após uma audiência no Centro de detenção Federal de Butner, na Carolina do Norte (EUA), onde Pollard estava preso. O agente era elegível a uma liberdade condicional a partir de novembro de 2015, e a administração de Barack Obama anunciou que não iria se opor.

“A decisão não está relacionada com os recentes acontecimentos no Oriente Médio”, observaram seus advogados, implicitamente referindo-se ao acordo sobre o programa nuclear iraniano, concluído em 14 de julho entre as grandes potências e Teerã.

Se esta liberdade condicional não fosse concedida, Pollard seria obrigado a passar pelo menos mais 15 anos atrás das grades.

Nascido no Texas, Pollard foi declarado culpado de ter repassado a Israel, de junho de 1984 até sua detenção em novembro de 1985, milhares de documentos considerados “segredos de defesa” sobre as atividades de espionagem dos Estados Unidos, principalmente nos países árabes.

Pollard foi condenado nos Estados Unidos por espionagem, e seu caso tem sido há anos uma fonte de tensão entre Washington e Israel, que considera demasiada pesada a pena de prisão perpétua por espionagem a favor de um aliado. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mega-Sena pode pagar 170 milhões de reais neste sábado, o maior prêmio do ano
O Ministério Público no Maranhão pediu a condenação de um servidor por acúmulo de cargos que o levaria a cumprir jornada semanal de 70 horas
https://www.osul.com.br/espiao-de-israel-e-libertado-nos-estados-unidos-apos-ficar-30-anos-preso/ Espião de Israel é libertado nos Estados Unidos após ficar 30 anos preso 2015-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar