Domingo, 15 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Está sendo processada na Justiça a mulher que fingiu ter um câncer só para ganhar dinheiro

Compartilhe esta notícia:

Blogueira afirmava ter curado o câncer com medicina natural. (Crédito: Reprodução)

A blogueira australiana Belle Gibson está sendo processada por ter enganado consumidores. Ela ficou conhecida mundialmente por fingir ter vencido a luta contra um câncer terminal no cérebro usando terapias naturais em vez das técnicas médicas tradicionais, e até lançou um aplicativo e publicou um livro sobre a suposta receita milagrosa.

Uma associação que defende o direito dos consumidores do Estado australiano de Vitória conduziu uma investigação sobre as atividades de Belle e pediu à Corte Federal do país para prosseguir com ação legal, que foi acatada. A editora Penguin Australia, que lançou o livro da blogueira, já concordou em pagar multa de 22,2 mil dólares (mais de 78 mil reais) por não ter checado os dados da “escritora”.

A blogueira dizia ter curado o câncer com medicina ayurveda, terapia de oxigênio e uma dieta sem glúten e açúcar refinado. Ela capitalizou a fama lançando um aplicativo e o livro “The Whole Pantry”, prometendo direcionar parte dos lucros com as vendas para instituições de caridade, o que não ocorreu.

Com os holofotes, fragilidades em sua história começaram a surgir e, em entrevista à revista Women’s Weekly, ela confessou que nenhuma de suas alegações era verdadeira.

Diversas empresas “compraram” a história falsa.

Além da editora Penguin, há mais empresas que, segundo a imprensa australiana, divulgaram o caso, mas não compartilham a culpa pela ascensão de Belle. Entre elas estão a gigante Apple, que produziu um aplicativo exclusivo para iOS a partir do livro “The Whole Pantry” e uma série de companhias de mídia que viram sinais de lucro com a sua história. Conforme a imprensa australiana, elas também teriam culpa por terem cegamente concedido à blogueira suas plataformas.

A fraude de Belle a alçou à fama e lhe trouxe uma fortuna, além de notoriedade mundial. A Apple aproveitou o boom de vendas de seu livro e comercializou seu aplicativo, que teve sucesso meteórico, foi premiado e ia ser uma peça central do novo smartwatch da empresa.

Vida de luxo.

Há rumores de que o sucesso internacional da australiana gerou a ela lucros de mais de 1 milhão de dólares. Talvez por essa razão, a blogueira vivia até recentemente em um mundo cinco estrelas: inundada em roupas de grife; gastava milhares de dólares em bolsas; realizou uma série de viagens internacionais; e trocou seu apartamento de dois quartos por um belo loft de luxo à beira-mar.

Derrocada.

Documentos apresentados por um gerente de sua empresa mostram que, no auge da “brincadeira”, Belle usou seu negócio para comprar um BMW X3. E rumores apontam que, com todo o escândalo desvendado em torno de seu sucesso, ela teria “vendido” a entrevista em que confessou seus erros ao programa “60 Minutos” por 45 mil dólares para tentar saldar suas dívidas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Tiririca tira bigode para não parecer com Waldir Maranhão
Papa recebe Letícia Sabatella para falar sobre crise no Brasil
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar