Quarta-feira, 24 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Estado assume gestão da saúde em Porto Alegre para amenizar crise no setor

Compartilhe esta notícia:

Governador reuniu-se ontem com prefeitos da Região Metropolitana. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Reunido com prefeitos da Região Metropolitana para buscar alternativas ao caos da saúde pública, o governador Eduardo Leite propôs que o Estado assuma a gestão plena de hospitais com serviços de média e alta complexidade em Porto Alegre, em razão da superlotação na Capital. A medida fará com que o Estado alcance o chamado Teto MAC, recurso do Ministério da Saúde destinado aos custeios destes atendimentos, totalizando cerca de R$ 800 milhões. Ao lado do Secretário da Saúde Fernando Ritter, o prefeito de Porto Alegre confirmou ontem ao colunista que o déficit da saúde na capital somou R$ 350 milhões em 2024, e este ano a projeção é de R$ 250 milhões.

Marcelo Maranata sugere uma tabela SUS estadual

O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, que preside o consórcio de saúde da Região Metropolitana conversou ontem com o colunista, e revelou ter entregue ao governador, a proposta de criação de uma Câmara de compensação para ajustar o custeio dos atendimentos SUS. Além disso, Maranata critica o fato de que, enquanto os municípios mantêm o índice mínimo de investimento de 22,5% na saúde, o estado tem descumprido essa exigência. Ele sugeriu a criação de uma tabela SUS estadual, como forma de reduzir a defasagem dos custos do atendimento de saúde que tem feito as prefeituras acumularem prejuízos expressivos. Os prefeitos apontam que hospitais de referência, como o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Hospital de Clínicas, Hospital Universitário de Canoas, Hospital Dom João Becker em Gravataí, Hospital de Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha e Hospital Conceição operam acima da capacidade, dificultando o acesso da população aos serviços essenciais de saúde. Destacam ainda que o Hospital de Pronto Socorro de Canoas segue sem condições operacionais de funcionamento, agravando ainda mais o cenário de urgência na região.

Governador anuncia mais R$ 39 milhões para saúde da Região Metropolitana

Para amenizar as críticas dos 20 prefeitos da Região Metropolitana reunidos ontem no Palácio Piratini, cobrando mais recursos para a saúde, o governador Eduardo Leite anunciou R$ 90 milhões na atualização da unidade de internação da tabela do Programa Assistir, dos quais R$ 39 milhões serão destinados a hospitais da Região Metropolitana. Atualmente, o repasse para os hospitais da região soma R$ 369 milhões.

Oposição cobra explicações sobre uso de jatinho da FAB para trazer ex-primeira dama corrupta do Peru

Os deputados Filipe Barros (PL-PR) e Evair Vieira de Melo, da oposição no Congresso Nacional, solicitaram ontem esclarecimentos e investigações sobre o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala. O casal foi condenado por lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato peruana, envolvendo a Odebrecht. A oposição pediu explicações sobre o uso de uma aeronave da FAB no transporte de Nadine ao Brasil, questionando custos e a legalidade da operação, e a convocação de Mauro Vieira e para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue possíveis irregularidades.

Heitor Schuch: “A agricultura familiar não existe sem o Proagro”

O deputado federal Heitor Schuch avalia que ocorreram avanços nas tratativas em Brasília para “repensarem as ações que inviabilizaram o Proagro”. Segundo o deputado, nas reuniões com o Banco Central, Tribunal de Contas da União, e ministério do Desenvolvimento Agrário, “nos foi garantido que o programa será alterado de forma que atenda às necessidades dos agricultores familiares não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil.” Ele destaca que “a agricultura familiar não existe sem o Proagro”.

Heitor Schuch observa porém que, “enquanto a decisão não é publicada, nosso PDL (Projeto de Decreto Legislativo) que susta as resoluções antigas do Conselho Monetário Nacional segue tramitando na Câmara”.

Condenado a 9 anos de prisão, prefeito de Viamão vai recorrer

Causou impacto a notícia, ontem, da condenação em primeira instância do prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), a 9 anos de prisão por divulgar áudios íntimos da ex-companheira durante uma confraternização, sem consentimento, além de tentar corromper testemunhas do processo. A decisão foi tomada pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Viamão, com base em provas e depoimentos que confirmaram a exposição da vítima com motivação de vingança. O prefeito vai recorrer da sentença, que não afeta o seu mandato.

Para melhorar imagem, Lula e Janja lançam programa de apoio aos Pets

Tentando melhorar a imagem e reduzir a rejeição, o presidente Lula e a primeira-dama Janja anunciaram ontem uma ação em favor dos pets. Trata-se do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). As iniciativas, geridas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), têm foco no bem-estar de cães e gatos em todo o território nacional a partir de ações totalmente gratuitas.

* Instagram: @flaviorrpereira

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Schröder
18 de abril de 2025 11:15

Sabe Muito esta Nadine Herédia…este é o medo de Lula o descondenado…. Não é de estranhar se tornar vítima de um assalto por roubo de celular ou bala perdida, tipo Celso Daniel, afinal este é o modos operante do PT!!!!

Did Dlc
18 de abril de 2025 17:01

Eu tenho uma cara de pau, quer conhecer, só pode estar apaixonado, toda hora querendo ver a minha cara.E mais vigarista é que defecou um idiota como tu.

Vanderlei Ochoa
18 de abril de 2025 14:16

Ah, vai..

Vanderlei Ochoa
18 de abril de 2025 13:00

Did dic vigarista. Mostr a tua cara. Por quê não mostra? Fica a pergunta.

Fernando Krause
18 de abril de 2025 13:39

Será que a ex primeira dama do Peru, condenada junto com o marido ex presidente por corrupção, estão na lista do Departamento de Propinas da Odebrecht ???????
O lulopetismo trouxe ela às pressas num jatinho da FAB para ser “exilada política” no Brasil…

Did Dlc
18 de abril de 2025 20:10

Só que tem uma grande diferença, ele não roubava…

Vanderlei Stefani
18 de abril de 2025 14:31

“SOMOS DE ESQUERDA
COMO JESUS , NINGUÉM FOI MAIS DE ESQUERDA COMO JESUS CRISTO, OS RICOS DA ÉPOCA MANDARAM CRUCIFICÁ-LO EXATAMENTE POR ELE DEFENDER OS POBRES, OS DOENTES E AS PESSOAS MAIS NECESSITADAS COMO NÓS FAZEMOS”
(PRESIDENTE LULA)

Fernando Krause
18 de abril de 2025 15:39

Ao reproduzir as palavras insanas do seu encantador vigarista, a extrema esquerda tenta comparar o crápula embusteiro com o Salvador.
Jesus JAMAIS foi de esquerda, Sua missão NADA tinha a ver com política, mas com a salvação da raça humana por quem ele morreu e ressuscitou.

Comissão de Finanças da Assembleia gaúcha elege novo presidente
Deputado Glauber Braga encerra greve de fome e prepara recurso contra cassação na CCJ da Câmara
Pode te interessar
8
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x