Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2016
O diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, James Clapper, declarou que o grupo terrorista EI (Estado Islâmico) é capaz de lançar nos Estados Unidos um ataque similar ao cometido em Paris, na França. “Eles têm essa capacidade”, afirmou Clapper em entrevista à emissora de notícias norte-americana CNN.
“É algo com o que nos preocupamos muito nos Estados Unidos, que eles possam lançar ataques como os que praticaram em Paris ou Bruxelas [Bélgica]”, disse.
Em novembro do ano passado, ataques coordenados em Paris deixaram 130 pessoas mortas, e em março deste ano, suicidas detonaram os explosivos que levavam junto ao corpo no aeroporto de Bruxelas e na vizinha estação de metrô Maalbeek, vitimando 32 pessoas. Os dois atentados foram assumidos pelos terroristas do EI e, conforme investigações, tudo leva a crer que tenham conexão com a mesma célula de atacantes.
Apesar da avaliação de James Clapper, o presidente norte-americano Barack Obama e outros altos oficiais de segurança nacional daquele país disseram observar a situação de forma menos desanimadora e mais positiva. “Aqui nos Estados Unidos, nós enfrentamos uma ameaça menor a qual a Europa está exposta ao grupo Estado Islâmico”, justificou Obama. (AG)