Sexta-feira, 03 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Estados Unidos revogam visto do presidente da Colômbia e citam ações “incendiárias”

Compartilhe esta notícia:

Durante manifestação, Gustavo Petro defendeu o uso de uma força armada global para libertar os palestinos da guerra contra Israel. (Foto: Reprodução)

Os Estados Unidos anunciaram a revogação do visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A revogação foi confirmada pelas redes sociais do Departamento de Estado após Petro participar de uma manifestação pró-Palestina, em Nova Iorque, onde presenciou a 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O presidente da Colômbia esteve nas ruas de Nova Iorque e incitou soldados norte-americanos a desobedecer às ordens e incitou à violência. Nós vamos revogar o visto de Petro devido à sua imprudência e ações incendiárias’, afirmou o governo dos Estados Unidos.

Durante a manifestação, Petro defendeu o uso de uma força armada global para libertar os palestinos da guerra contra Israel.

Imunidade 

Nesse sábado (27), Gustavo Petro retornou à Colômbia e se pronunciou sobre a revogação de seu visto. Ele declarou que os Estados Unidos não cumprem as regras de direito internacional e de imunidade da ONU.

“Cheguei a Bogotá. Não tenho mais visto para viajar para os EUA. Não me importo. Não preciso de visto, apenas de um ESTA (autorização de viagem), porque não sou apenas um cidadão colombiano, mas também um cidadão europeu”, afirmou.

Segundo Petros, o visto foi revogado por denunciar o “genocídio” na Palestina. “A humanidade deve ser livre em todo o mundo. Temos o direito humano de viver no planeta. Sou livre e todo ser humano deve ser livre na terra”, completou.

Petro, que já entrou em conflito com o governo Trump em questões de migração e tráfico de drogas , repetiu seu apelo por uma força armada para “libertar a Palestina” ao se dirigir a um grupo de apoiadores pró-Palestina do lado de fora da sede das Nações Unidas na sexta-feira (26).

“Ela (a força global) tem que ser maior que a dos Estados Unidos. É por isso que, daqui, de Nova York, peço a todos os soldados do exército dos EUA que não apontem seus rifles para a humanidade”, diz Petro em um vídeo postado nas redes sociais.

“Desobedeçam às ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade”, acrescentou.

Depois, o Departamento de Estado dos EUA disse em uma publicação no X: “Hoje mais cedo, o presidente colombiano (Gustavo Petro) ficou em uma rua de Nova York e pediu aos soldados americanos que desobedecessem às ordens e incitassem a violência. (Com informações da Agência Brasil e da CNN Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Trump pede à Suprema Corte que mantenha sua ordem de proibir cidadania para filhos de imigrantes ilegais e turistas
Otan vai reforçar vigilância no Mar Báltico, após novo incidente com drones na Dinamarca
https://www.osul.com.br/estados-unidos-revogam-visto-do-presidente-da-colombia-e-citam-acoes-incendiarias/ Estados Unidos revogam visto do presidente da Colômbia e citam ações “incendiárias” 2025-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar