Sábado, 01 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Este domingo é o último dia para aproveitar a Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Programação continua até as 20h na Praça da Alfândega. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Às 20h deste domingo, o tradicional “Cortejo de Encerramento” colocará um ponto final na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, após 17 dias de intensa atividade. Segundo a CRL (Câmara Rio-Grandense do Livro), responsável pela organização, esta edição do evento movimentou a Praça da Alfândega (Centro Histórico) com diversas atrações culturais e, é claro, muitas vendas.

O roteiro começa pela Travessa Sepúlveda (entre o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul), com a escritora infantil Marô Barbieri tocando a sineta para conduzir livreiros, autoridades, representantes de entidades e população em geral, acompanhados de banda musical, pelos corredores e demais espaços, até o Pavilhão de Autógrafos. Também está prevista a distribuição de rosas.

Aberta oficialmente no dia 1º de novembro, a Feira manteve a sua proposta de estimular o comércio de publicações e produtos associados, em meio a atividades para praticamente todos os gostos: oficinas, palestras, seminários, bate-papos, sessões de autógrafos, apresentações teatrais e outros atrativos. Tudo isso com entrada gratuita e a presença de milhares de leitores e estudantes, além de autores locais, nacionais e estrangeiros.

Último dia

Apesar do clima de despedida, a agenda da Feira para este domingo será bastante movimentada, já a partir das 9h. Em destaque, seminários, sessões de autógrafos, debates, exposição e apresentações artísticas. A programação completa pode ser conferida no site www.feiradolivro-poa.com.br.

Livro coletivo

Um dos destaques da 65ª Feira do Livro foi o projeto “Conte um Conto, Aumente um Ponto”, criado em parceria pelas secretarias municipais de Cultura e da Comunicação de Porto Alegre. A proposta é que os visitantes do evento dessem continuidade, até esse sábado, a histórias iniciadas por dez escritores convidados, resultando em um texto que será publicado digitalmente após o encerramento do evento.

“Ao misturar anônimos e profissionais da literatura, a iniciativa apostou na aproximação entre público e autores para a criação-conjunta de histórias extraordinárias”, ressaltou a prefeitura. “As melhores estórias são as que escrevemos juntos.” O titular da Cultura municipal, Luciano Alabarse, destacou a interação entre escritores e o público:

“Isso é alma da Feira do Livro, que proporciona a conexão entre o criador e o leitor. Essa atividade que estamos trazendo vai transformar os papéis: o leitor vai virar escritor e terá a chance de participar da construção de uma linda história”.

Os contos foram iniciados pelos escritores Marô Barbieri (patrona desta edição da Feira), Cíntia Moscovich, Ana Mottin, Jane Tutikian, Roberta Flores Pedroso, Alcy Cheuiche, Juremir Machado da Silva, David Coimbra; José Francisco Botelho e Tabajara Ruas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

São Paulo recebe neste domingo o segundo GP Brasil consecutivo sem a presença de pilotos brasileiros na Fórmula 1
Polícia de Paris usa gás lacrimogênio e canhão de água em protestos dos coletes amarelos
https://www.osul.com.br/este-domingo-e-o-ultimo-dia-para-aproveitar-a-feira-do-livro-de-porto-alegre/ Este domingo é o último dia para aproveitar a Feira do Livro de Porto Alegre 2019-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar